Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Morto a tiro membro da missão de polícia da União Europeia

Um membro da Missão de Polícia e Justiça da UE no Kosovo (Eulex) foi hoje morto a tiro no norte do país, anunciou a instituição em comunicado.

Morto a tiro membro da missão de polícia da União Europeia
Notícias ao Minuto

11:11 - 19/09/13 por Lusa

Política Kosovo

O incidente ocorreu cerca das 07:30 (06:30 em Lisboa) quando desconhecidos abriram fogo contra uma viatura da Eulex que transportava seis membros da missão perto de Zvecan (norte), acrescentou a mesma fonte.

"O incidente provocou a morte de um membro da Eulex", precisou o comunicado.

O diretor do hospital de Kosovska Mitrovica, Milan Ivanovic, já tinha anunciado à AFP a morte de um membro da Eulex vítima de disparos.

"Admitimos pelas 08:15 (07:15 em Lisboa) um membro da Eulex atingido por duas balas e sem sinais de vida. Após uma tentativa frustrada de reanimação, constatámos a sua morte às 08:50", disse Ivanovic à AFP.

A Eulex não precisou a nacionalidade da vítima.

"A secção da Eulex em Mitrovica abriu imediatamente um inquérito, a região foi cercada. A missão vai fazer todos os esforços necessários para parar os responsáveis por este cobarde ato de violência", acrescenta a Eulex.

A missão da UE lançou um apelo à população local a pedir-lhe que a contacte se tiver informações que possam ajudar nas investigações.

O incidente ocorre a semanas das eleições municipais no Kosovo, previstas para 03 de novembro, no quadro da aplicação do acordo sobre a normalização das relações entre o Kosovo e a Sérvia, aprovado em Bruxelas em abril.

Cerca de 40.000 sérvios que vivem no norte do Kosovo recusam-se ainda a reconhecer a autoridade de Pristina após a proclamação, em 2008, da independência do país, tendo boicotado as últimas eleições municipais, em 2010.

O desenrolar destas autárquicas faz parte dos compromissos do acordo de Bruxelas, que dá um certo grau de autonomia à região norte do território, limítrofe da Sérvia. Pristina não tem praticamente qualquer controlo sobre a região.

A Sérvia, que espera abrir em breve negociações de adesão à UE, está empenhada em preparar as eleições municipais e em encorajar a participação dos sérvios do Kosovo no escrutínio.

Apesar da conclusão do acordo, Belgrado continua a recusar-se a reconhecer a independência do Kosovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório