Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PCP chama ministro da Ciência e Ensino Superior ao Parlamento

O PCP chamou hoje ao parlamento o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para esclarecimentos sobre a precariedade e o financiamento do setor.

PCP chama ministro da Ciência e Ensino Superior ao Parlamento
Notícias ao Minuto

18:03 - 12/09/18 por Lusa

Política Manuel Heitor

Em requerimento dirigido ao presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, o partido considera que a atual situação reflete "décadas de subfinanciamento e de desvalorização", que exigem medidas que rompam com este caminho e permitam a resolução dos problemas.

"Os orçamentos das instituições de ensino superior ainda são insuficientes para cobrir as despesas de funcionamento", afirmam os comunistas, sublinhando que "falta verba" para compensar as valorizações remuneratórias que tê de ser cumpridas.

O partido alega que a precariedade se mantém "elevadíssima", seja por via de bolsas, de contratações a prazo ou "de outros expedientes".

Relativamente aos alunos, o PCP alerta para os "custos proibitivos com propinas, taxas e material", além da falta de camas em residências.

Em vésperas de orçamento, o partido exige conhecer "com detalhe" o que está a ser feito em relação aos problemas identificados por diversas entidades do setor, representativas das instituições e dos estudantes.

No requerimento pede-se a presença do ministro na comissão para esclarecer o que está a ser feito, qual o calendário e ações concretas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje na terça-feira que "era bom" que o Estado, universidades e autarquias "trabalhassem para enfrentar o problema" da falta e do preço do alojamento para os estudantes do Ensino Superior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório