Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Mariana Mortágua convidada para debate pelo Clube dos Pensadores

O debate está marcado para dia 17 de setembro, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Gaia.

Mariana Mortágua convidada para debate pelo Clube dos Pensadores
Notícias ao Minuto

17:36 - 11/09/18 por Filipa Matias Pereira

Política Gaia

Findo o período de férias, é chegada a altura de retomar os trabalhos no Clube dos Pensadores que agendou já o primeiro debate que terá lugar no dia 17 de setembro,  pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Gaia. Como refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, será Mariana Mortágua a convidada do fundador, Joaquim Jorge.

Prevê-se que, em cima da mesa, estejam temas que têm marcado a atualidade política nacional e a política económica do Governo.

Mariana Mortágua dispensa apresentações, mas, como refere o biólogo, apesar de integrar um partido que faz parte da coligação do Governo, o Bloco de Esquerda, “não se coíbe de criticar quer Mário Centeno quer António Costa”.

A deputada bloquista tem, aliás, protagonizado várias propostas com o Bloco, nomeadamente a “redução das contribuições para a ADSE, o que teria um efeito para todos os funcionários públicos”, a “eliminação total do fator de sustentabilidade das pensões (14,5%)”,  o “aumento extraordinário das pensões”, e “a descida do IVA no gás e na eletricidade”.

O Bloco, recorda Joaquim Jorge, “assume, pela primeira vez, a ambição de integrar um futuro executivo em coligação com o PS, depois das eleições legislativas de 2019”. E o facto de o partido ter descido “ligeiramente nas intenções de voto na primeira sondagem após as férias” será um bom mote para que “Mariana Mortágua, uma estrela ascendente no BE, reafirme as suas propostas conhecidas e outras que estão em negociação com o Governo como evitar a exclusão dos precários”.

Recorde-se que neste ciclo de debates, o Clube dos Pensadores já conseguiu contar com as presenças de Mário Nogueira, líder da Fenprof; António Saraiva, líder da CIP; Pedro Duarte, do PSD; Paula Teixeira da Cruz, ex-ministra da Justiça; Jaime Nogueira Pinto, politólogo;  José Ramos-Horta, prémio Nobel da Paz; e António Capucho, ex-PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório