Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Aliança? "Não me lembraria de criar algo de que toda a gente está farta"

Manuela Ferreira Leite, surpresa com a saída de Santana Lopes do PSD, assume que o ex-primeiro ministro era acarinhado pelo partido.

Aliança? "Não me lembraria de criar algo de que toda a gente está farta"
Notícias ao Minuto

23:30 - 06/09/18 por Filipa Matias Pereira

Política Ferreira Leite

Depois de formalizar a saída do partido onde militava há 40 anos, Pedro Santana Lopes avançou para a criação de um novo partido político. Aliança será, assim que existir formalmente, um novo conceito político que terá como objetivo primordial unir, respeitando a diferença e as diferenças.

Ora, de regresso ao seu habitual espaço de comentário na antena da TVI24, Manuela Ferreira Leite teceu o seu parecer relativamente ao abandono do social-democrata.

Para a ex-ministra das Finanças, Santana Lopes “era uma referência no PSD”. E, apesar de “acarinhado no partido”, “sem se perceber porquê sai e funda outro”.

Mas, no seu entendimento, na base desta questão não reside “nenhum problema de natureza ideológica, porque dois meses antes tinha concorrido à liderança do PSD”. "Nunca me passou pela cabeça que ele pudesse sair do partido onde era efetivamente acarinhado”, confessou.

Manuela Ferreira Leite acredita ainda que, no habitual cenário político do país, só teria impacto a criação de um partido que acarretasse uma “novidade”. “Santana Lopes só é conhecido por ser político, não tem essa característica de novidade”, defendeu, garantindo que se estivesse no lugar do antigo primeiro-ministro não se lembraria de "criar algo de que toda a gente está farta e que acha que é igual”.

Questionada relativamente à possibilidade de a Aliança poder fazer concorrência ao PSD, Ferreira Leite foi perentória: “Não acredito”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório