Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Aliança? "Parece um bocadinho uma luta de galos e soa a oportunismo"

Luís Marques Mendes critica a opção de Santana Lopes em criar um partido apenas alguns meses depois de perder as eleições à liderança do PSD.

Aliança? "Parece um bocadinho uma luta de galos e soa a oportunismo"
Notícias ao Minuto

23:00 - 02/09/18 por Natacha Nunes Costa

Política Marques Mendes

Luís Marques Mendes comentou, na noite desta sexta-feira, no seu espaço semanal na SIC, a entrevista de Santana Lopes sobre a conceção do partido Aliança. Para o comentador social-democrata, apesar de “ter estado bem” e de ter parecido “genuíno”, o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia peca por “falta de credibilidade” ao fundar um partido, apenas alguns meses depois de ter sido candidato à liderança do PSD.

“O projeto que Santana Lopes está a construir está ferido de credibilidade pois há meia dúzia de meses foi candidato à liderança do PSD. Não foi há seis anos, foi há seis meses, mais coisa menos coisa. Perdeu as eleições e, seis meses depois, sai do partido e funda um partido. Aos olhos das pessoas isto é num espaço de tempo tão curto, tão curto, que fica a ideia que é um projeto por poder”, frisou o comentador.

Para Marques Mendes, o partido Aliança não vai longe pois foi criado pelas razões erradas.

 “Não acredito muito que este partido tenha grande sucesso. Parece um bocadinho uma luta de galos e soa a oportunismo. Santana Lopes quer tirar partido daquela ideia que existe de que Rui Rio está muito colado a António Costa e Santana Lopes vai espicaçá-los e até é capaz de conseguir alguns votos, mas não vai mais longe do que isso”, sublinhou o comentador adiantando que quem tem mais a perder com a criação deste novo partido é o PSD.

Já quanto ao grande "ganhador" da divisão do PSD, o social-democrata não tem dúvidas: esta desunião pode levar António Costa à maioria absoluta nas próximas eleições legislativas.

“Quem ganha com isto é o PS e António Costa. É óbvio. A divisão no centro-direita beneficia o PS, António Costa e a sua intenção de maioria absoluta”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório