Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

É na timidez do PS sobre investimento que "as direitas apostam"

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, avisou hoje que o "teste da esquerda" é responder à falta de investimento e que é "na timidez do PS que as direitas apostam", considerando que recuperar o país não é irresponsável nem eleitoralista.

É na timidez do PS sobre investimento que "as direitas apostam"
Notícias ao Minuto

18:57 - 02/09/18 por Lusa

Política Catarina Martins

No discurso de encerramento da 'rentrée' bloquista, Catarina Martins não poupou nos avisos e críticas a António Costa e ao Governo do PS para o último ano de legislatura, que o BE sabe que será "duro".

"Há demasiados anos que falta investimento. E é a esta insatisfação que temos de responder com coragem. É este o teste da esquerda e é na timidez do PS que as direitas apostam", declarou.

Para a coordenadora do BE, "continuar o caminho de recuperação do país não põe as contas públicas em risco, não é irresponsável e muito menos eleitoralista", numa resposta indireta aos avisos do primeiro-ministro, António Costa, aos seus parceiros de geringonça na 'rentrée' do PS do fim de semana passado.

Mas Catarina Martins também falou diretamente sobre (e para) António Costa, referindo-se a medidas que o primeiro-ministro considerou irresponsáveis ou impossíveis de concretizar quando o BE as propôs e que foram depois implementadas.

"Em 2015 António Costa e Mário Centeno achavam que era irresponsável avançar com uma reforma de IRS que fosse além de um pequeno crédito fiscal. Alguém hoje critica o aumento dos escalões do IRS? Alguém acha que foi irresponsável? Ainda bem que o fizemos. Por causa disso o primeiro-ministro pode agora anunciar a poupança em impostos das famílias. Não tem de quê, senhor primeiro-ministro", ironizou.

Para Catarina Martins, a "força do BE nestes três anos foi a força de quem nunca se resignou às inevitabilidades", recordando que Costa e Centeno "consideravam inevitável manter o congelamento das pensões e prestações sociais".

A coordenadora bloquista deu ainda o exemplo da subida do subsídio de desemprego ou do aumento extraordinário para as pensões mais baixas, esta última uma "medida que não estava no programa do Governo".

"Alguém hoje é capaz de dizer que o aumento de pensões ou do subsídio de desemprego foi errado? Que foi irresponsável? Não. Ninguém. Nem o Governo. Ainda bem que o fizemos", destacou.

Mas a direita também não foi esquecida pela líder do BE, que acusou PSD e CDS de "cinismo" na postura que têm assumido, por exemplo, em relação à ferrovia.

"Uma direita desesperada, sem programa e que se alimenta de casos", acusou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório