Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vereadora da CDU defende "reabilitação urgente" em bairro do Porto

A vereadora da CDU na Câmara do Porto defendeu hoje a reabilitação urgente dos blocos do bairro da Pasteleira "velho", indicando um "problema de segurança" gerado pela ausência de passeios naquela zona da rua de Bartolomeu Velho.

Vereadora da CDU defende "reabilitação urgente" em bairro do Porto
Notícias ao Minuto

15:35 - 01/09/18 por Lusa

Política Bairro

Em declarações à Lusa, Ilda Figueiredo notou que, naquela zona, junto à Igreja de Nossa Sra. D'Ajuda, na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, a rua "tem grande movimento e não tem passeios do lado do bairro, obrigando as pessoas a circular pela estrada e criando problemas de segurança muito sérios".

Na reunião camarária de terça-feira, a vereadora vai ainda indagar a maioria liderada pelo independente Rui Moreira sobre uma "desmatação de um terreno onde havia sobreiros", ao lado do Centro Social, porque se trata de uma espécie protegida e "desvendou um maciço que se julga ser o antigo Forte do Pasteleiro".

"Os moradores receiam que esteja prevista para ali alguma construção e querem que seja feito um estudo arqueológico", observou.

Quanto ao bairro "velho" da Pasteleira, Ilda Figueiredo diz que "muitos blocos, que têm cerca de 60 anos, estão a precisar de reabilitação urgente".

"A Câmara já fez alguma obra nos telhados, mas falta toda a reabilitação restante, de impermeabilização e arranjo dos blocos, das escadas e de uns taludes que ameaçam ruína devido à fragilidade da construção", afirmou.

Segundo a vereadora, os espaços públicos do bairro precisam também de "um arranjo importante", seja para criar "jardins, parques infantis ou estacionamento para os carros".

"Nalguns casos, a degradação dessas zonas leva à concentração de ratos. Alguns moradores defendem a plantação de árvores", disse.

Já no Bairro Social da Pasteleira -- Torres Vermelhas, onde "uma boa parte das casas é dos moradores", a vereadora revela que "os moradores pediram, há muito tempo, o arranjo dos passeios e das ruas".

"A Câmara iniciou obras, mas o dono da empreitada disse que só iam arranjar as três ruas principais e não os passeios ou os acessos a pessoas com mobilidade reduzida", observou.

Ilda Figueiredo deslocou-se ainda à União das Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz para, nesta última zona, constatar a "ameaça de ruína" do muro de umas escadas junto à Capela Nossa Senhora da Conceição.

A vereadora passou ainda pelas ruas da Cerca, Padre Luís Cabral e Montebelo, também na Foz, onde "os moradores dizem que são precisas obras".

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto não respondeu em tempo útil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório