Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

“Este é um Governo que empurra com a barriga e que não resolve”

A líder do CDS-PP acusa o Executivo de ter criado problemas com os professores “que agora não consegue resolver”.

“Este é um Governo que empurra com a barriga e que não resolve”
Notícias ao Minuto

20:34 - 31/08/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Política Assunção Cristas

Assunção Cristas colocou-se, esta sexta-feira, do lado dos professores nas críticas feitas ao Governo, após meses de tensão entre docentes e o Ministério da Educação.

A líder do CDS-PP assume que compreende as queixas destes profissionais quanto ao impasse no descongelamento das carreiras na administração pública e acusa mesmo o Executivo liderado por António Costa de criar problemas “que agora não consegue resolver”.

“Compreendo essas queixas e, tal como já disse muitas vezes, o Governo, em matéria de educação e nomeadamente em relação aos professores, criou problemas que agora não consegue resolver”, disse a líder centrista aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, Évora.

Assunção Cristas mostra-se assim preocupada com o início no ano letivo e com as consequências que a instável relação entre docentes e Governo pode trazer para o futuro dos alunos e dos professores e acusa o Governo de ter assuntos por resolver na Educação há demasiado tempo.

“Este é um Governo que empurra com a barriga, que não resolve, que cria expectativas, não trata das questões a fundo, vai esperando que o tempo ajude a resolver alguma coisa e o Governo esteve muito mal nesta matéria e muito mal quando há um ano aprovou um orçamento de Estado com uma palavra que depois não cumpriu”, frisa.

Em jeito de conclusão sobre este assunto, Assunção Cristas desmarcou o CDS-PP de responsabilidades dos problemas com os professores. “O Governo que se entenda, tem do lado dele partidos que estão muito próximos dos sindicatos por isso eles têm de se entender”, disse.

Sobre o processo de colocação dos docentes, a presidente dos democratas-cristãos considerou que "as coisas estão piores do que estavam" durante o período do anterior Governo PSD/CDS-PP e estranhou que, agora, não haja "drama nenhum".

A líder do CDS-PP apontou também que existem problemas relacionados com os manuais escolares, indicando que, atualmente, "poucos alunos no país têm os seus 'vouchers' e os seus manuais escolares em casa".

Na visita à Feira da Luz/Expomor, Assunção Cristas foi também questionada sobre as declarações do Presidente da República acerca da iniciativa do CDS-PP, que enviou um conjunto de perguntas ao ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a situação dos portugueses na Venezuela e vai apresentar um "plano de emergência" no parlamento.

Em entrevista à Rádio Renascença, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos partidos para evitarem usar a situação naquele país como arma de arremesso durante a campanha eleitoral.

"Para alguns, pode ser muito interessante, erradamente, começar a berrar em torno disso, mas podem prejudicar os nossos compatriotas que lá estão. O que tem que ser feito, tem que ser feito de uma forma que não é pública", alertou o Chefe de Estado.

A presidente dos democratas-cristãos afirmou que as declarações do chefe de Estado mostram que "há uma convergência" na preocupação de tratar o assunto "com serenidade, mas também com uma grande eficácia".

Assunção Cristas, que centrou a sua visita à mostra de gado que integra o certame, pediu mais apoio para o setor da agricultura e sinalizou "o compromisso do CDS com o mundo rural e com a produção animal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório