Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Inércia" do Governo dos Açores custa oportunidades económicas

O deputado do PSD António Ventura criticou hoje o Governo Regional dos Açores por, pela sua "inércia", deixar escapar "oportunidades económicas" na área da agricultura, em concreto no exportar do leite da região.

"Inércia" do Governo dos Açores custa oportunidades económicas
Notícias ao Minuto

16:52 - 31/08/18 por Lusa

Política PSD/Açores

"Estamos a perder oportunidades económicas por via da inércia do Governo Regional", disse o deputado à Assembleia da República, falando na Vila do Porto, ilha de Santa Maria, na Universidade de Verão do PSD/Açores e da JSD/Açores.

O parlamentar falava em concreto do Acordo Comercial e Global (CETA) entre o Canadá e a União Europeia, que tem no Queijo de São Jorge um elemento registado e viável de integrar negócios, ao contrário do leite.

"O nosso leite, se já tivesse essa qualificação, podia fazer parte desse acordo com o Canadá, o CETA", vincou, antes de sublinhar que os Açores, "com 3,3% do território" português, produzem "mais de 30% de todo o leite nacional".

O social-democrata defendeu ainda que o rendimento dos agricultores "é um problema de todos" na região "devido à envolvência e dimensão" que aquela área tem.

Já o secretário-geral do PSD/Açores, António Almeida, advogou perante dezenas de jovens na Universidade de Verão que "está na altura de se investir mais" na identificação de produtos que possam ser exportados para o mercado europeu, mas também americano.

"Com a globalização da economia e dos mercados, já chegam aos Açores produtos da América a preços muito competitivos. Como é que vamos competir com isso? Temos de repensar tudo isto", assinalou.

Para o social-democrata açoriano, "há espaço para o emprego jovem" na região, complementando a área da agricultura com o turismo e o ambiente.

"Há um número muito significativo de jovens sem emprego ou em programas de estágios e ocupacionais. Essa perspetiva de curto prazo (...) é uma desilusão para o jovem, que não sente garantias em termos futuros", frisou António Almeida, antes de lembrar a possibilidade do "auto-emprego" no meio rural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório