Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Redução do IRS para emigrantes é incentivo. Faltam recursos humanos"

Terminadas as férias de verão, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa regressou ao seu habitual comentário na antena da TVI.

"Redução do IRS para emigrantes é incentivo. Faltam recursos humanos"
Notícias ao Minuto

23:08 - 28/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Fernando Medina

Um dos temas abordados no comentário de Fernando Medina, desta terça-feira à noite, foi a eventual redução de IRS que será aplicada aos portugueses que emigraram no período da troika, numa tentativa de fazer regressar os “cérebros” que saíram em busca de melhores oportunidades de emprego.

Para o autarca lisboeta esta é uma “boa proposta” que tem dois objetivos. Por um lado, aponta, pretende “dar um sinal político claro”, um sinal de que “está encerrada a fase mais negativa do país” e que diz respeito ao pedido de resgate económico e financeiro feito por Portugal.

Por outro lado, o objetivo desta medida é o de fazer regressar ao país recursos humanos que tanta falta fazem atualmente. “O estado do desemprego mudou com tanta rapidez que hoje estamos confrontados com necessidades de recursos humanos em vários setores da economia nacional”, explica.

Questionado se esta não é uma medida demagógica, Fernando Medina recusa a associação e lembra que no período da troika o número de emigrantes por ano chegou a atingir os 120 mil, quando o normal era rondar as 50 mil saídas do país.

Ainda sobre o Orçamento do Estado para 2019, o autarca é perentório ao afirmar que a “questão magna deste documento, a questão mais delicada e difícil” é a que diz respeito aos professores. “É uma tensão que não está resolvida”, acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório