Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

"A democracia não tem que ouvir a xenofobia"

O convite feito à líder do partido nacionalista francês para discursar na Web Summit deu muito que falar, com várias vozes a levantarem-se contra a iniciativa da organização do evento. Nesta senda, o convite foi retirado, mas o tema ainda dá que falar.

"A democracia não tem que ouvir a xenofobia"
Notícias ao Minuto

18:31 - 27/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Mariana Mortágua

Marine Le Pen é a líder da Frente Nacional, o partido nacionalista francês conhecido pelas suas ideologias xenófobas, e esteve quase para visitar Lisboa a convite da Web Summit, evento no qual iria discursar.

Porém, foi tamanha a polémica em torno da sua participação no evento que a organização do evento se viu obrigada a retirar o convite. No entanto, esta decisão também causou celeuma na opinião pública, com muitos a defenderem que a democracia deve respeitar a liberdade de expressão.

Para Mariana Mortágua “dar palco” às ideias da Frente Nacional ou de qualquer outro partido de extrema-direita é algo que não se deve fazer.

“A democracia não tem que ouvir a xenofobia como se se tratasse apenas de uma forma diferente de pensar o mundo”, escreveu a deputada do Bloco de Esquerda.

No seu comentário, escrito no Facebook a propósito de um texto da autoria de Fernanda Câncio publicado no Diário de Notícias, Mariana Mortágua refere ainda que “dar palco” a Marine Le Pen é contribuir para a “banalização das suas ideias xenófobas” que se têm vindo a tornar também “trendy”.

“Como diz a Fernanda Câncio, ‘direito ao discurso é também, como livres cidadãos de um Estado democrático, dizermos: 'Sabemos muito bem ao que vem, e não é bem-vinda'", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório