Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

“Imaginem que livros poderíamos comprar se o PCP fosse governo”

Livro do ativista angolano foi excluído da lista de livros que vão estar à venda na Festa do Avante!, que decorre nos próximos dias 7, 8 e 9.

“Imaginem que livros poderíamos comprar se o PCP fosse governo”
Notícias ao Minuto

23:38 - 25/08/18 por Melissa Lopes

Política Arnaldo Matos

A Festa do Avante! excluiu da feira do livro do evento o livro de Luaty Beirão, assunto que tem sido alvo de polémica. O líder do  PCPT/MRPP, Arnaldo Matos, não passou ao lado do tema lançando farpas ao PCP, partido que acusa de censura.

“O livro de Luaty Beirão vende-se presentemente em Luanda, mas em Portugal não, graças à especializada censura política do PCP”, escreveu, prosseguindo: “Imaginem que livros haveríamos de poder comprar e ler em Portugal, se o PCP de Jerónimo alguma vez fosse governo!”.

Numa outra publicação, acrescentou: “O rapaz [Luaty Beirão] até tem sido muito aberto à política do novo presidente João Lourenço, mas os social-fascistas do PCP defendem Eduardo dos Santos, mesmo quando em Angola já está politicamente morto…”.

A polémica, recorde-se, iniciou-se esta sexta-feira quando, no Facebook, a editora Bárbara Bulhosa, da Tinta-da-China, afirmou que 'Sou eu mais livre, então - Diário de um preso político angolano', de Luaty Beirão, foi excluído da lista de títulos que a editora propôs para venda na Festa do Avante! "com o argumento que incomodaria os camaradas do MPLA que irão à Festa".

Questionado sobre o assunto pela agência Lusa, o PCP afirmou que rejeita "operações difamatórias vindas de quem sem crédito se move pelo preconceito e o mais primário anticomunismo". O partido esclareceu que a 'Festa do Livro' no Avante é da responsabilidade da editora Página a Página, "que assume os seus próprios critérios e opções editoriais, quer quanto às editoras convidadas quer quanto aos títulos à venda".

"É natural que a editora responsável observe critérios seus de qualidade e seriedade nos títulos que põe à disposição dos visitantes", afirmou o partido.

Luaty Beirão lamentou este sábado que o seu livro não possa estar à venda na feira do Avante e considerou que o PCP "ainda vive no passado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório