Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

BE pede esclarecimentos sobre intervenção no miradouro de Santa Catarina

Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia Municipal de Lisboa questionaram a Câmara sobre a intervenção no miradouro de Santa Catarina, querendo saber também se está previsto limitar o acesso a outros locais públicos da cidade.

BE pede esclarecimentos sobre intervenção no miradouro de Santa Catarina
Notícias ao Minuto

13:38 - 25/08/18 por Lusa

Política Lisboa

Num requerimento a que a agência Lusa teve acesso, o grupo municipal do BE quer saber se o município se baseou "em algum estudo para determinar que aquele miradouro sofre de carga excessiva" e pergunta se, não sendo esse o caso, "outros espaços não poderão ter o acesso vedado também por apresentarem grandes afluências pontuais".

Assim, o BE questiona se a Câmara de Lisboa (liderada pelo PS) "está a planear utilizar o mesmo tipo de medidas para outros locais públicos na cidade (delimitação e horários de abertura), limitando o seu acesso aos lisboetas".

No final de julho, o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, anunciou numa reunião do executivo que o miradouro de Santa Catarina, numa zona adjacente ao Bairro Alto, vai estar fechado durante o verão para ser requalificado.

No final da intervenção, está previsto que o espaço seja vedado, reabrindo com acesso condicionado durante algumas alturas do dia.

Na altura, Duarte Cordeiro esclareceu que, "no processo de requalificação", será introduzida "uma vedação que permita que o miradouro esteja aberto ao público como hoje está [com acesso livre], mas também permita, se a sociedade assim o entender, delimitar o miradouro, permitindo que fique em descanso face à carga que atualmente tem".

O responsável justificou que a decisão se prende com a possibilidade de "controlar melhor a carga que o miradouro tem, nomeadamente o número de pessoas permanentemente em utilização, e em simultâneo para garantir maior cuidado no que diz respeito à manutenção".

"Para nós também faz sentido que quem tem a responsabilidade comercial naquele território, nomeadamente quem tem a exploração do quiosque, seja responsabilizado pela manutenção do miradouro" ao nível da limpeza e segurança, salientou, referindo que atualmente não é assim e "provavelmente vai ser necessário a Câmara alegar o interesse público e rescindir o contrato".

No requerimento apresentado, os bloquistas querem saber se a Câmara Municipal "estudou outras propostas para melhorar a fruição do espaço antes de decidir delegar as competências em privados, e assumir as suas competências de gestão do espaço público, disponibilizando condições de segurança e higiene para quem frequenta" aquele local.

O documento questiona também "qual o calendário de intervenção" e quais as medidas propostas, e se está planeado "delimitar e encerrar o espaço do miradouro de Santa Catarina em alguns horários".

Para o BE, o miradouro também conhecido como o Adamastor, "é conhecido, pela população de Lisboa, como um espaço multicultural, junto ao Bairro Alto, que possibilita o encontro de diferentes gerações, artistas, culturas, num espaço único da cidade com uma vista sobre o rio Tejo".

"O aumento de afluência de pessoas aos espaços públicos não pode resultar na limitação arbitrária de acesso a espaços de fruição que fazem parte do património cultural da cidade de Lisboa. Estes são espaços públicos, cuja competência de gestão é da Câmara Municipal de Lisboa. Esta não deve, na nossa visão, delegar as suas competências num concessionário privado, dando-lhe controlo sobre um espaço que é de todos", consideram os eleitos daquele partido.

Assim, e "recusando a lógica da higienização social e da privatização temporária de um espaço público", o BE diz que "devem ser tomadas medidas que melhorem a segurança das pessoas", que promovam "maior dinamismo cultural", a "possibilidade de recolha e reciclagem de resíduos" e o "acesso a sanitários públicos de qualidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório