Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O Estado tem tudo a ver com o que se passa nas empresas"

Tiago Barbosa Ribeiro criticou a postura das confederações patronais perante a possibilidade de discussão sobre as disparidades salariais.

"O Estado tem tudo a ver com o que se passa nas empresas"

A discussão sobre as disparidades salariais dentro das empresas continuam na ordem do dia e o deputado Tiago Barbosa Ribeiro partilhou, no Facebook, a sua opinião sobre o tema. O socialista acusa as confederações patronais de estarem a ser injustas com as críticas ao Governo, ao reagirem contra as palavras de António Costa que disse ser necessário alterar as estruturas salariais, e ao rejeitarem qualquer intervenção estatal.

Para o parlamentar, a ideia de não podermos discutir o que se passa nas empresas privadas e a teoria de que a definição salarial é apenas da responsabilidade destas “traduz uma visão de sociedade ultrapassada, contra a qual se ergueu o Estado Social moderno”.

Tiago Barbosa Ribeiro assevera mesmo que, “pelo contrário, o Estado tem tudo a ver com o que se passa nas empresas privadas, porque é assim que se baseia o nosso contrato social desde os tempos da lei da selva da Revolução Industrial em que os trabalhadores tinham a mesma dignidade de um parafuso”.

O deputado do PS recorda ainda que “foi graças ao movimento operário e aos avanços das sociedades democráticas que o Estado passou a intervir, a definir e a criar regras mutuamente aceites” como a definição de um salário mínimo, o limite máximo de horário de trabalho e a proibição do trabalho infantil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório