Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PS sai em defesa de Centeno: "Tem feito um trabalho extraordinário"

A secretária-geral adjunta do PS foi das poucas socialistas que saiu publicamente em defesa de Mário Centeno depois de o presidente do Eurogrupo ter sido criticado pelo vídeo que publicou a felicitar a Grécia pelo fim do programa de assistência financeira.

PS sai em defesa de Centeno: "Tem feito um trabalho extraordinário"
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Ana Catarina Mendes

Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, tem feito um trabalho extraordinário”. É desta forma que Ana Catarina Mendes descreve aquele que tem sido o percurso de Mário Centeno, juntando-se, desta forma, a Ascenso Simões que também saiu em defesa do líder das finanças portuguesas e criticou o também socialista João Galamba, que por sua vez classificou a mensagem de Centeno como "lamentável".

Numa publicação feita no Facebook, a secretária-geral adjunta do PS sublinhou o papel determinante que Centeno tem tido na “recuperação da nossa economia”, o que, nas suas palavras, tem feito com "rigor das contas públicas e ganho de credibilidade junto das empresas, das famílias em Portugal e das instituições europeias”.

“Portugal tem hoje a presidência do Eurogrupo pelo trabalho que este Governo tem feito para que Portugal possa desenvolver-se com qualidade e mais oportunidades para todos”, enalteceu a secretária-geral adjunta do PS.

Ana Catarina Mendes deixou claro que não é a favor da austeridade, nem “nunca” o será, tal como foi imposta a Portugal, mas sublinha que “hoje saudar esta saída é perceber que na Europa se desenha um novo futuro, que a reforma da zona euro se impõe e que a solidariedade é mais importante que a austeridade”.

Recorde-se que Mário Centeno assinalou esta segunda-feira, através de uma mensagem em vídeo, a saída da Grécia do programa de ajustamento salientando que, ao fim de oito anos, o país "reconquistou o controlo pelo qual lutou". No entanto, frisou que esta reconquista é também sinónimo de "responsabilidade" acrescida.

Ora, um coro de críticas rapidamente ecoou da parte de vários quadrantes políticos, da Direita à Esquerda, e nomeadamente de dentro do PS, com João Galamba a reprovar a postura de Centeno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório