Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"O Governo tem conhecimento da poluição atmosférica excessiva em Sines?"

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, dirigiu, esta segunda-feira, uma questão ao Ministério do Ambiente relacionada com a alegada poluição excessiva provocada pelo Complexo Industrial de Sines, no distrito de Setúbal.

"O Governo tem conhecimento da poluição atmosférica excessiva em Sines?"
Notícias ao Minuto

14:30 - 20/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política PAN

Ao longo do fim de semana foram partilhadas nas redes sociais várias imagens que mostravam uma enorme mancha de fumo negro, alegadamente proveniente do Complexo Industrial da Repsol de Sines.

Ao ter conhecimento desta situação, o PAN decidiu questionar o Governo para tentar perceber se esta é uma situação que já é do conhecimento do ministro do Ambiente.

De acordo com a nota enviada ao Notícias ao Minuto, o partido Pessoas-Animais-Natureza quer saber que “ações foram promovidas pela Agência Portuguesa do Ambiente para colmatar esta irregularidade e que medidas foram tomadas para alertar as pessoas da região”.

Recordando que a estação de controlo atmosférico situada em Monte Chãos, também em Sines, já havia alertado, no início do mês, para a existência de níveis superiores aos permitidos de ozono, o PAN perguntou ao Governo se esta “ultrapassagem de valores nas emissões de ozono teve origem ou relação com as operações do Complexo Industrial de Sines”.

Além de colocar estas questões ao Ministério do Ambiente, o PAN recordou ainda quais são os perigos para a saúde que estas emissões alegadamente ilegais provocam, nomeadamente, “danos nos pulmões e inflamação das vias respiratórias, aumento da tosse e maior probabilidade de ataques de asma”.

Nas imagens que foram partilhadas nas redes sociais ao longo do último fim de semana é visível a enorme nuvem de fumo negro que se espalhou pelo céu na zona de Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório