Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Polémica com Le Pen foi “episódio absolutamente desnecessário”

Marques Mendes critica a organização da Web Summit por “convidar e desconvidar” a líder da Frente Nacional e elogia o Governo por não se ter envolvido, pelo menos publicamente, na polémica.

Polémica com Le Pen foi “episódio absolutamente desnecessário”
Notícias ao Minuto

21:54 - 19/08/18 por Notícias Ao Minuto

Política Marques Mendes

O convite, entretanto cancelado, feito a Marine Le Pen por parte da organização da Web Summit acabou por marcar a semana, numa série de avanços e recuos que gerou enorme contestação nas redes sociais, assim como entre figuras políticas portuguesas. 

Para Luís Marques Mendes, toda esta polémica podia ter sido evitada, uma vez que, para o ex-líder do PSD, a líder da extrema-direita francesa “não tem nenhuma ligação” à área da tecnologia, pelo que o convite nunca deveria, sequer, ter acontecido.

“Pareceu-me um episódio absolutamente desnecessário”, começou por dizer Marques Mendes no seu programa de comentário semanal na SIC.

"A senhora Le Pen não é conhecida por ser uma senhora que tenha uma particular relação com a tecnologia, mesmo no domínio da sua intervenção política, portanto não faria sentido que no certame eminentemente tecnológico e digital estivesse alguém que não tem nenhuma ligação a essa área”, justificou o comentador no que, na sua opinião, se tratou de um “convite desnecessário e despropositado”.

Para além disso, continuou, a organização esteve mal porque “ficou a ideia de que retiraram o convite a pedido de quem lhe paga, o patrocinador, que é o Governo”, para além de que “ficou a certeza que, face às pressões das redes sociais, recuaram”.

O comentador notou ainda que a decisão de retirar o convite “abre um precedente”, uma que vez que “no futuro [os organizadores] vão ter sempre aquele cuidadinho, o respeitinho muito grande de elaborar uma lista e mostrar, primeiro, ao Governo, e se estiver bem convida-se, se estiver mal, altera-se”.

No entanto, para o ex-líder do PSD, o Executivo foi o único a sair bem na fotografia. “Acho que a única entidade que esteve bem foi o Governo, que não se imiscuiu nesta polémica, embora seja natural que tenha manobrado nos bastidores”, elogiou Marques Mendes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório