Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"A idade da reforma deve vir a diminuir e não a aumentar"

No seu habitual espaço de comentário, Louçã defende que o aumento da idade da reforma pode ter efeitos negativos no futuro.

"A idade da reforma deve vir a diminuir e não a aumentar"
Notícias ao Minuto

23:28 - 17/08/18 por Notícias Ao Minuto

Política Francisco Louçã

O Governo manifestou a intenção de pôr fim à obrigatoriedade de reforma aos 70 anos. Esta é, recorde-se, uma medida secular que já foi objeto de crítica por figuras proeminentes de vários quadrantes da economia.

O gabinete de Mário Centeno, conforme avançou o Público esta quinta-feira, está a ultimar o projeto de diploma que permite, a quem quiser e em consonância com a entidade patronal, continuar a trabalhar depois dos 70 anos. Mas este não é, porém, um tema consensual entre os partidos com assento parlamentar.

Francisco Louçã, no seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, diz entender que “haja pessoas que se sentem com muita capacidade aos 70 anos”, mas “apenas meia dúzia” manifesta intenção de querer continuar a trabalhar.

Já questionado relativamente à viabilidade de um diploma que visasse a liberdade de escolha nesta matéria, o bloquista defende que “essa liberdade já existe” para algumas classes sociais, nomeadamente de professores e de médicos que podem continuar a fazer investigação.

No entendimento de Louçã, “a idade da reforma deve vir a diminuir e não a aumentar”. Só assim se poderão garantir “mais lugares de trabalho”.

Aliás, o antigo coordenador do Bloco de Esquerda recordou ainda que o Governo prometeu “a quem tem longuíssimas carreiras uma reforma relativamente à qual não cumpriu as suas etapas fundamentais. Isto porque, em janeiro de 2018, quem tivesse 63 anos e já 43 de carreira contributiva já se poderia reformar, sem ser punido por isso. Essa proposta não foi concretizada”.

Tem mais sentido, como reforça Louçã, “que quem trabalhou desde demasiado cedo e não teve vida para além do período de trabalho possa reduzir a idade da reforma. Aumentar a idade da reforma terá uma consequência prejudicial no futuro”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório