Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Nenhum Governo está livre de lidar com tanta desolação e tanta desgraça"

Joaquim Jorge, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, teceu largas críticas ao “aproveitamento político” durante o incêndio de Monchique.

"Nenhum Governo está livre de lidar com tanta desolação e tanta desgraça"
Notícias ao Minuto

10:28 - 09/08/18 por Natacha Nunes Costa

Política Joaquim Jorge

Sou contra aproveitamento político, aquando de uma catástrofe com estas dimensões”, começa por dizer o fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, num artigo de opinião sobre a tragédia dos incêndios, enviado esta quinta-feira ao Notícias ao Minuto, onde critica duramente os "especialistas" que têm apontado ao dedo ao Governo durante os fogos que assombram Monchique há sete dias.

Para o também biólogo, durante um incêndio destas proporções, “deve haver um período de nojo”.

“A arder tanta floresta, sinto que morre um pouco de mim e de nós portugueses. É de bom tom, quando alguém está doente ou a morrer, não se dizer mal dessa pessoa, apesar de ela ter defeitos, e ter tido atitudes e comportamentos reprováveis”, frisa, considerando que “os ataques ao Governo devem ficar para mais tarde".

Além disso, para Joaquim Jorge, os incêndios florestais não são uma situação de agora e não são apenas da responsabilidade do atual Governo.

"Os incêndios em Portugal viraram drama nacional. Tudo isto se deve a anos e anos de vivermos ao deus-dará, sem prevenção, falta de civismo e determinação sobre os criminosos", acusa.

O biólogo afirma ainda que “nenhum Governo está livre de lidar com tanta desolação e tanta desgraça” e prevê  que o tema central, nas próximas eleições legislativas, além da dívida pública, será "a preservação da floresta portuguesa e o seu redimensionamento".

Joaquim Jorge aproveita ainda para dar uma palavra de agradecimento aos operacionais que combatem os incêndios.

“Neste momento de tragédia um enorme OBRIGADO aos bombeiros em Monchique e por todo o país”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório