Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Estou em contacto permanente" e "deixo palavra de apoio e solidariedade"

Foi através da rede social Twitter que o primeiro-ministro veio, esta segunda-feira, 'a público' comentar os incêndios, em particular o de Monchique que há mais de três dias que não dá tréguas.

"Estou em contacto permanente" e "deixo palavra de apoio e solidariedade"
Notícias ao Minuto

22:02 - 06/08/18 por Ana Lemos

Política António Costa

O Presidente Marcelo está de férias desde a passada sexta-feira, mas não deixou de 'dar o ar de sua graça'. Sobre o incêndio de Monchique, aquele que mais preocupa as autoridades, o chefe de Estado afirmava esta segunda-feira que Portugal "aprendeu a lição" de 2017.

Ontem, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, participou no briefing da Proteção Civil, mas e o primeiro-ministro? O próprio tratou de responder esta segunda-feira ao início da noite e com 'provas'.

"Estou em contacto permanente com o Ministro da Administração Interna, os autarcas e a AGIF [Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais], para atualizações sobre os incêndios, análise da situação e orientações", garante António Costa num tweet que publicou na sua página na rede social.

Fazendo acompanhar a sua publicação no Twitter por três fotografias, em que mostra que tem estado sempre junto ao computador atento ao mapa das ocorrências e perto do smartphone, o chefe do Governo deixou ainda "uma palavra de apoio a todos os agentes de Proteção Civil nas operações e de solidariedade às populações afetadas".

Neste momento, o fogo que mais preocupa os bombeiros e Proteção Civil, continua a ser o de Monchique, distrito de Faro, que mantém no terreno no combate às chamas mais de mil operacionais, apoiados por 341 veículos e um total de 24 máquinas de rasto.

Depois de ter sido dado ao final da manhã desta segunda-feira como quase dominado o perímetro do fogo, voltou a agravar-se e o quadro geral da operação é neste momento "muito complexo", admitiu um responsável da Proteção Civil ao início da noite, quando o fogo se voltava a aproximar da vila de Monchique.

O incêndio na serra de Monchique deflagrou cerca das 13h30 de sexta-feira, na localidade de Perna da Negra, tendo obrigado à evacuação de várias localidades.

As chamas atingiram, além do concelho de Monchique, o de Silves (também em Faro) e o de Odemira (Beja), mas no concelho alentejano as chamas já foram apagadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório