Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD exige "ação rápida" para garantir resposta do 112 em "tempo devido"

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite exigiu hoje aos Ministérios da Administração Interna e da Saúde "ação rápida no terreno" para que garantam respostas em "tempo devido" na linha de emergência 112.

PSD exige "ação rápida" para garantir resposta do 112 em "tempo devido"
Notícias ao Minuto

14:51 - 06/08/18 por Lusa

Política Batista Leite

"Queremos ação rápida no terreno, queremos que os Ministérios da Administração Interna e da Saúde assegurem junto dos portugueses que tudo está a ser feito para resolver de imediato a situação e para garantir que as respostas que têm de ser dadas possam ser dadas no tempo devido", defendeu Ricardo Baptista Leite, em declarações à agência à Lusa.

O deputado sublinhou que o PSD não quer "contribuir para qualquer forma de alarmismo", mas sim para "ver soluções", admitindo chamar os ministros da Administração Interna e da Saúde ao parlamento, mesmo antes de setembro, caso se justifique.

"Em pleno verão, com um pico de temperaturas, tendo-se verificado o pico do número mortes na sexta-feira, o que traduz o período temporal e meteorológico que estamos a viver, não podemos aceitar que haja este tipo de condicionamento do nosso sistema de segurança e de resposta rápida, que correspondem não apenas à questão da emergência pré-hospitalar, mas também a outras situações de emergência, como a resposta em contexto de incêndio", argumentou.

O Correio da Manhã (CM) noticiou hoje que a central em Oeiras, que serve nove distritos do sul do país, está com falta de pessoal, tendo atualmente quatro funcionários quando o ideal seriam 12, o que fez aumentar o tempo de atendimento durante o mês de agosto.

Ao CM, o Ministério da Administração Interna admitiu que este "serviço é gerido de modo a que, nos turnos com menos movimento, esteja um menor número de operadores em atividade" e que está "a decorrer um novo processo de recrutamento junto da GNR".

"Há respostas que o Governo terá de dar, mas, neste momento, mais do que respostas, precisamos de ação, que é o que não temos tido", insistiu Ricardo Baptista Leite à Lusa, sublinhando que "o importante é que, no decorrer do verão, se resolvam os problemas, que se consiga dar as respostas necessárias que as populações precisam".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório