Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Face às temperaturas extremas houve capacidade de resposta muito forte"

O Presidente da República mostrou-se confiante no combate ao incêndio em Monchique e destacou que a baixa de temperatura poderá ajudar a operação dos bombeiros.

"Face às temperaturas extremas houve capacidade de resposta muito forte"
Notícias ao Minuto

23:40 - 05/08/18 por Fábio Nunes

Política Marcelo

Embora de férias, Marcelo Rebelo de Sousa está a acompanhar o ponto de situação dos incêndios no país e sublinhou a capacidade de resposta das autoridades. Em declarações prestadas à RTP, o presidente realçou que "há dois fogos que têm alguma envergadura". Destacou as "perspetivas favoráveis" no combate ao fogo em Marvão e mostrou-se confiante na melhoria da situação em Monchique.

"Estive em contacto com o presidente da Câmara Municipal de Odemira relativamente à frente norte do fogo e ele pareceu-me sereno em relação à evolução dessa frente. Relativamente à frente sul, as informações que me chegam é que ladeou Monchique e encaminhou-se para a barragem de Odelouca. A ser assim, juntamente com a baixa de temperatura entre esta noite e o dia de amanhã [segunda-feira], pode significar que a progressão seja muito menor e que a probabilidade de atingir núcleo urbano seja menor", disse Marcelo.

Comparando com as tragédias que se verificaram no ano passado, e face às temperaturas extremas registadas nos últimos dias, o Presidente falou "numa capacidade de resposta muito forte e, sobretudo, uma prevenção da parte das populações e das instituições muito forte comparando com junho e outubro do ano passado. Pelo menos até agora"

"As outras ocorrências, quer em número quer em envergadura, foram de muito menor gravidade do que no ano passado. Há é uma concentração numa situação específica, que é a de Monchique", acrescentou.

O Presidente da República, que referiu que não tenciona para já deslocar-se a Monchique, salientou que "há uma concentração de meios muito diversa comparando com o passado" e que acredita que, olhando para o panorama geral, "neste momento é uma situação circunscrita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório