Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Apoios a jovens agricultores? "CDS revela total desorientação"

O Governo estranha as "críticas do CDS" relativamente ao anúncio recente de dois concursos para apoiar jovens agricultores.

Apoios a jovens agricultores? "CDS revela total desorientação"
Notícias ao Minuto

19:01 - 03/08/18 por Ana Lemos

Política Governo

Destacando que, "numa altura em que o Governo tem implementada uma dinâmica de execução do Programa de Desenvolvimento Rural que coloca Portugal como terceiro Estado-Membro da União Europeia com melhor desempenho", e que foram "disponibilizados apoios de 43 milhões de euros para Jovens Agricultores", o CDS-PP assume "uma postura política inédita, de crítica aos concursos abertos para apoiar este segmento profissional".

Em comunicado enviado às redações, o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, esclarece que "em causa está a sobreposição destes concursos (para apoio à primeira instalação e para apoio ao investimento na exploração agrícola) com um outro, também de apoio ao investimento na exploração agrícola, para Jovens Agricultores, aberto a 2 de maio e cujo prazo termina a 31 de agosto".

Medidas que, sustenta o Executivo no documento, destinam-se "a aumentar as possibilidades dos Jovens Agricultores (...), assegurando, inclusivamente, dotações mínimas para atividades específicas (300 mil euros para a apicultura e 115 mil euros para a plantação de medronheiro)".

Por isso, o "Governo não pode deixar de estranhar as críticas do CDS-PP relativamente a esta sobreposição, quando se trata de uma medida de discriminação positiva que o Governo adotou tendo como objetivo apoiar uma região para a qual o próprio CDS tem reivindicado apoios".

"Desta forma, o CDS-PP revela total desorientação, não olhando a meios quando se trata de procurar formas de atacar o Governo", acusa o gabinete do ministro Capoulas Santos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório