Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PEV questiona Governo sobre risco de perda de sede do Carnide Clube

O Partido Ecologista Os Verdes questionou hoje o Governo sobre o Carnide Clube, em Lisboa, que aguarda o reconhecimento da câmara de entidade de interesse histórico e que corre o risco de perder a sede, após 90 anos.

PEV questiona Governo sobre risco de perda de sede do Carnide Clube
Notícias ao Minuto

17:26 - 02/08/18 por Lusa

Política Lisboa

O clube histórico de Carnide, situado na freguesia com o mesmo nome, enfrenta uma ação de despejo, que visa a sua sede social, a qual ocupa desde 1928, na sequência da notificação enviada pelo proprietário do espaço a informar que, ao abrigo da lei das rendas, o contrato não será renovado a partir de 31 de agosto deste ano.

Perante esta situação, a direção do clube, os sócios e a junta de freguesia encetaram esforços para salvar o Carnide Clube, tendo lançado uma petição 'online' que, num curto espaço de tempo, alcançou cerca de 2.000 assinaturas.

Em comunicado, o Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) anunciou hoje que o deputado José Luís Ferreira, do grupo parlamentar, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação, sobre a situação do Carnide Clube, em Lisboa.

"Que medidas já tomou ou pondera vir a tomar no sentido de se encontrar uma solução para o Carnide Clube por forma a garantir a preservação da história e o seu futuro? Já encetou algum contacto com a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Carnide e o Carnide Clube nesse sentido?", pode ler-se no documento entregue pelo PEV.

O deputado recorda que o Carnide Clube "é um clube centenário, fundado em 1920, e tem uma história muito rica na freguesia de Carnide e na própria cidade, através da promoção do desporto, principalmente junto das camadas mais jovens da população".

José Luís Ferreira sublinha que o clube foi reconhecido, em 1995, como Instituição de Utilidade Pública e hoje em dia tem cerca de 600 associados e 700 atletas em diversas modalidades, com equipas federadas de basquetebol, futsal e artes marciais, destacando-se o basquetebol em que é, atualmente, o quarto clube português com mais títulos de campeões nacionais, tendo este ano conquistado o título de campeão nacional em basquetebol feminino.

"Desde 2013, o Carnide Clube tem um projeto social através do qual pretende fazer chegar o basquetebol, de forma gratuita, a centenas de crianças e jovens de várias freguesias. Neste momento, o Carnide Clube aguarda a decisão sobre o reconhecimento do clube enquanto entidade de interesse histórico, cultural ou social local, cujo processo está em consulta pública por proposta da Câmara Municipal de Lisboa", acrescenta o deputado do PEV.

Apesar da importância de toda a atividade desenvolvida e do papel que presta ao desenvolvimento social, cultural e desportivo, o grupo parlamentar de 'Os Verdes' alerta que o Carnide Clube "corre o risco de perder a sua sede, onde está instalado há 90 anos, uma vez que foi notificado pelo proprietário, informando que, ao abrigo da lei das rendas, o contrato não será renovado a partir de 31 de agosto de 2018".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório