Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PSD questiona MNE sobre problemas com cartão de cidadão na Alemanha

O PSD alertou hoje para "constrangimentos" sentidos por portugueses residentes na Alemanha por entidades recusarem reconhecer o cartão de cidadão e questionou o Governo se já intercedeu junto das autoridades alemãs para ultrapassar esta dificuldade.

PSD questiona MNE sobre problemas com cartão de cidadão na Alemanha
Notícias ao Minuto

17:41 - 01/08/18 por Lusa

Política Identificação

Numa pergunta dirigida ao Governo entregue hoje no parlamento, o deputado Carlos Alberto Gonçalves (PSD, eleito pelo círculo da Europa), indicou que várias entidades alemãs, públicas e privadas, não têm reconhecido o cartão de cidadão como forma de identificação, visto "não constar de forma visível a data e o local de emissão".

O deputado aponta que, para a utilização de serviços como os correios alemães e várias instituições bancárias, a comunidade vê-se obrigada a pedir a emissão de passaporte.

No requerimento, o deputado social-democrata pergunta ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, se o Governo tem conhecimento desta situação e se "já intercedeu junto das autoridades alemãs" para a superar.

Esta não é a primeira vez que cidadãos portugueses no estrangeiro são lesados pela falta de dados no exterior do cartão de cidadão, lembra Carlos Alberto Gonçalves.

"Há alguns anos, em França, tivemos um problema semelhante, que neste caso tinha a ver com o facto de no cartão de cidadão não constar a morada de residência, mas que foi ultrapassado após sucessivos contactos com as autoridades francesas", recorda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório