Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PSD questiona Governo sobre estudo do impacto na economia portuguesa

O PSD perguntou hoje ao Governo quando irá apresentar o estudo sobre o impacto na economia portuguesa da saída do Reino Unido da União Europeia, aprovado numa recomendação do parlamento há mais de seis meses.

PSD questiona Governo sobre estudo do impacto na economia portuguesa
Notícias ao Minuto

15:21 - 27/07/18 por Lusa

Política Brexit

Num requerimento hoje entregue na Assembleia da República e dirigido ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o PSD recorda que, em 21 de dezembro, foi aprovada uma resolução com origem num projeto dos sociais-democratas, recomendando ao Governo a realização urgente de um estudo sobre o impacto para a economia portuguesa do 'Brexit', a ser entregue aos deputados.

"Mais de seis meses após a aprovação desta resolução, apesar da insistência do grupo parlamentar do PSD através de perguntas aos membros do Governo, o parlamento ainda não recebeu qualquer informação sobre a elaboração desse estudo", é referido no requerimento, assinado pela vice-presidente da bancada Rubina Berardo e pelo deputado Carlos Alberto Gonçalves.

"Qual é o progresso realizado pelo Governo na elaboração do estudo que foi recomendado pela resolução da Assembleia da República? Qual é a data prevista de finalização e de apresentação à Assembleia da República?", questionam os sociais-democratas.

O PSD salienta que esse estudo "torna-se cada vez mais urgente", uma vez que faltam apenas oito meses para a data prevista de saída e "as negociações têm revelado dificuldades que não permitem excluir a possibilidade de a saída não ser acompanhada de bases para um acordo comercial no futuro".

A resolução do PSD foi aprovada apenas com a abstenção do PS e recomendava ao Governo "a realização urgente de um estudo económico sobre as consequências para a economia portuguesa, que inclua o impacto direto e indireto detalhado por setor de atividade".

O projeto do PSD pedia ao Governo que esse estudo económico "se debruçasse particularmente sobre as áreas mais significativas do relacionamento comercial entre Portugal e o Reino Unido".

"Compete às autoridades nacionais acautelar a especificidade de Portugal no contexto da formação da posição conjunta dos 27 Estados-membros da União Europeia neste processo, particularmente tendo em consideração os curtos prazos temporais do processo negocial", advertia-se no diploma dos sociais-democratas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório