Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo "deve agir" caso se confirme violações laborais na Ryanair

O PS manifestou-se hoje solidário com os motivos da greve dos trabalhadores da Ryanair e pediu a intervenção do Governo caso a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) conclua pela existência de "grosseiras" violações aos direitos laborais.

Governo "deve agir" caso se confirme violações laborais na Ryanair
Notícias ao Minuto

13:13 - 26/07/18 por Lusa

Política PS

Estas posições foram transmitidas aos jornalistas, na Assembleia da República, em Lisboa, pela deputada socialista Idália Serrão, durante o segundo dia de uma greve decretada por vários sindicatos europeus, que exigem que a Ryanair, companhia de aviação de baixo custo, cumpra as leis laborais nacionais e não as do seu país de origem, a Irlanda.

"O Governo deve aguardar pelas conclusões da ACT e, em função dessas conclusões, nomeadamente sobre a eventual violação grosseira dos direitos dos trabalhadores, deve agir em conformidade. A retirada ou não de benefícios [económico-financeiros] é uma decisão do Governo, que tudo deve fazer para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos" em Portugal, declarou a antiga secretária de Estado socialista.

Perante os jornalistas, Idália Serrão pronunciou-se de forma crítica sobre a atuação da companhia irlandesa de aviação em resposta à greve.

"Para além de pedir desculpa através das redes sociais aos passageiros que não puderam fazer as suas viagens, a Ryanair deveria também pedir desculpa aos seus trabalhadores pela violação grosseira dos seus direitos", sugeriu.

Segundo a deputada socialista, o PS "entende muito bem a luta que está a ser travada pelos trabalhadores da Ryanair em defesa dos seus direitos e do cumprimento da legislação laboral em vigor em Portugal".

"O PS não aceita que estejam a ser colocados em causa os direitos dos trabalhadores da Ryanair baseados em Portugal, nomeadamente os direitos à greve, à não penalização em caso de doença e ao gozo de licenças de parentalidade", especificou, apontando, depois, outras situações como "cortes nos salários ou penalizações na progressão nas carreiras caso não se alcancem objetivos em termos de vendas de produtos a bordo.

Idália Serrão disse ainda entender "a luta dos trabalhadores da Ryanair quando invocam que não têm um salário base definido" em situações em que são contratados por empresas de trabalho temporário, "apesar de exercerem funções permanentes".

Por ocasião da anterior greve, de acordo com Idália Serrão, o PS já questionou o Governo sobre as conclusões da ACT, observando, a este propósito, que a Ryanair foi condenada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, em 2017, e pela justiça francesa, em 2013, por não aplicar as leis nacionais das bases em que se encontram registados os trabalhadores.

"Sabemos que, na quarta-feira e hoje, a ACT tem estado no terreno a identificar os trabalhadores que chegam para substituir outros em greve. Estamos cientes que a ACT, em breve, irá produzir conclusões que serão enviadas à Assembleia da República", acrescentou.

Com a greve, entre outras reivindicações, os trabalhadores da Ryanair exigem que a transportadora irlandesa aplique a legislação nacional, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade, garantia de ordenado mínimo e que retire processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório