Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tancos: Comissão de Defesa reúne a pedido do PS acerca das audições

A mesa e coordenadores da comissão de Defesa Nacional vão reunir-se na quinta-feira de manhã na sequência de um pedido do PS para "uma discussão ponderada" acerca da urgência das audições sobre Tancos aprovadas na semana passada.

Tancos: Comissão de Defesa reúne a pedido do PS acerca das audições
Notícias ao Minuto

19:40 - 25/07/18 por Lusa

Política Polémica

A reunião, por ser da mesa e dos coordenadores dos grupos parlamentares, decorrerá à porta fechada, a partir das 11:30, disse à Lusa fonte da comissão de Defesa, presidida pelo deputado do PSD Marco António Costa.

O PS tinha requerido uma "reunião urgente e presencial" com o objetivo "de se promover uma discussão ponderada sobre a urgência" dos agendamentos das audições ao chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, e às secretárias-gerais dos serviços de informações, Graça Mira Gomes, e de segurança interna, Helena Fazenda.

Para o PS, as audições "só poderão acontecer, como facilmente se entende, todos no mesmo dia em horas a combinar" e cumprindo o "regimento da Assembleia da República, a deliberação da conferência de líderes e o regulamento da comissão de Defesa Nacional".

As audições só poderão realizar-se ainda durante o mês de julho se houver consenso entre as bancadas parlamentares, mas o PS não tinha ainda dado o consentimento necessário, segundo noticiou o Expresso, terça-feira à noite.

Contactados pela Lusa, PSD, BE e PCP afirmaram concordar que as audições se possam realizar até ao fim do mês, mas também disseram estar disponíveis para que se realizem em setembro.

Para o PS, as audições devem realizar-se todas no mesmo dia. Contudo, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, já tinha comunicado à comissão que só estaria disponível até à próxima sexta-feira.

Contactado pela Lusa, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, reforçou a exigência de que "pelo menos a audição" do general chefe do Estado-Maior do Exército seja feita até dia 31 de julho, próxima terça-feira.

"O que é urgente é isso mesmo, urgente. Para nós, não são adiáveis para setembro matérias que tem a ver com segurança nacional, com um alegado roubo de material militar e com alegadas informações erradas à Assembleia da República", declarou.

"Não quero acreditar que, numa matéria desta natureza, se invoquem expedientes para atrasar ou adiar uma audição", acrescentou.

As audições ao general Rovisco Duarte, pedida pelo CDS-PP, e às secretárias-gerais do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, e do Sistema de Informações da República, Graça Mira Gomes, requeridas pelo PS, foram aprovadas no passado dia 17, todas com caráter de urgência.

As iniciativas foram apresentadas na sequência de uma notícia da edição do Expresso de 14 de julho, referindo que há mais material militar em falta entre aquele que foi recuperado pela Polícia Judiciária Militar, na região da Chamusca, depois do furto de Tancos, em junho de 2017.

O CDS-PP sublinhou que as "informações tornadas públicas" pelo semanário Expresso "contrariam as afirmações prestadas" pelo general Rovisco Duarte em outubro de 2017 relativamente à recuperação do material militar furtado na base militar de Tancos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório