Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Rio diz que professores são "moeda de troca" para aprovação do Orçamento

Líder do PSD acusa o Governo de utilizar os professores como "moeda de troca" para a aprovação do Orçamento do Estado para 2019. Rui Rio acredita que o documento será aprovado pela Bloco, PCP e Verdes, até porque é a própria sobrevivência da Geringonça que, na sua ótica, está em jogo.

Rio diz que professores são "moeda de troca" para aprovação do Orçamento
Notícias ao Minuto

22:06 - 24/07/18 por Pedro Bastos Reis

Política PSD

O presidente do Partido Social Democrata (PSD) considera que os professores estão a ser utilizados como “moeda de troca” pelo Governo no Orçamento do Estado para 2019. Nesse sentido, Rui Rio acredita que o documento será aprovado porque o Executivo deverá ceder aos partidos à sua Esquerda em algumas matérias.

Numa entrevista à TVI, numa altura em que assinala cinco meses a liderar o PSD, Rui Rio abordou  várias temáticas que estão a marcar a agenda política nacional, desde o braço de ferros entre Governo e professores às negociações do Orçamento do Estado.

Começando por garantir que, caso estivesse no poder, seria “muito mais comedido” na política orçamental, o presidente do PSD disse que apostaria “muito mais no futuro e muito menos no presente”, acusando o Executivo liderado por António Costa de distribuir as “folgazinhas” que vai conseguindo em matéria orçamental.

“A narrativa do Governo é que está tudo fantástico”, mas, sublinha Rui Rio, “Portugal cresce francamente abaixo da média comunitária”. Por isso, garante, “quando for primeiro-ministro, nunca porei em causa o equilíbrio orçamental português, e farei tudo para que a dívida pública se reduza”, garantiu Rio, utilizando a metáfora da carochinha e da cigarra para considerar que o Governo gasta tudo no imediato, sem pensar no futuro. “O primeiro-ministro no outro dia disse que não era a carochinha. E eu acho que ele tem razão. O PS é muito mais a cigarra”, ironizou.

As críticas de Rui Rio ao Governo tornaram-se mais veementes na questão dos professores, uma causa que considera “justa”, acusando o Executivo de os utilizar “como moeda de troca para orçamento passar”.

No entanto, o líder da oposição acredita que o orçamento para 2019 será aprovado uma vez que o Governo “irá dar uma coisita a um, uma coisita a outro, cada um vai dizer que aquilo é a coisa mais importante do mundo, que foi uma grande conquista dos trabalhadores, e o orçamento andará”.

Para Rui Rio, “é lógico” que o Governo e os partidos à sua Esquerda “consigam aprovar” o documento, porque “caso contrário, era mau para eles todos”. “Já não é uma questão de um projeto nacional, é uma questão de salvarem a pele”, rematou.

Questionado sobre um eventual apoio do PSD a um orçamento que não fosse viabilizado à Esquerda, Rio garantiu que não irá rejeitar um documento “só porque [este] vem da oposição”. Mas, atira, caso a Esquerda votasse contra o orçamento, “em bom rigor, o doutor António Costa teria de viabilizar um governo do PSD com o CDS”

O líder social-democrata disse ainda que uma hipotética derrota do partido nas próximas eleições europeias não colocará a sua liderança em causa, desvalorizando também as sondagens que, em alguns casos, dão vitória ao PS, com maioria absoluta, nas eleições legislativas. Rio desvalorizou ainda um eventual novo partido à Direita liderado por Santana Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório