Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PSD quer Francisco Sá Carneiro no Panteão Nacional

Recorde-se que o fundador do partido morreu num desastre aéreo em 1980.

PSD quer Francisco Sá Carneiro no Panteão Nacional
Notícias ao Minuto

18:25 - 24/07/18 por Tiago Miguel Simões

Política PSD

O Partido Social-Democrata de Lisboa quer que o seu histórico líder e fundador, que foi assassinado dia 4 de dezembro de 1980, seja movido para o Panteão Nacional, à semelhança de outras figuras históricas da sociedade portuguesa.

"Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro nasceu no Porto a 19 de julho de 1934 e faleceu, assassinado, no dia 4 de dezembro de 1980. Ao longo de toda a sua vida foi um lutador incansável pelas causas da Liberdade, Igualdade, Solidariedade, Justiça, Democracia e Dignidade da Pessoa Humana”, pode ler-se na nota do partido que agora quer transladar o corpo do político para junto de Amália Rodrigues, Eusébio, Sophia de Mello Breyner, Almeida Garret e muitas outras figuras singulares da história portuguesa.

Ainda segundo o PSD, Sá Caneiro foi “ao longo de toda a sua vida foi um lutador incansável pelas causas da Liberdade, Igualdade, Solidariedade, Justiça, Democracia e Dignidade da Pessoa Humana”.

Por isso, e para que a memória “não se apague” o PSD Lisboa propôes que fossem concedidas honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Francisco Sá Carneiro, “um português ilustre, que é uma referência da nossa História Política Contemporânea e que ainda hoje é fonte de inspiração para muitos dos nossos concidadãos”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório