Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndio em Camarate: Governo e autarquia na mira do Bloco de Esquerda

Os deputados do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda enviaram questões ao Ministério da Economia e do Ambiente sobre a situação dos moradores do Bairro da Torre. Os bloquistas em Loures também questionaram a autarquia.

Incêndio em Camarate: Governo e autarquia na mira do Bloco de Esquerda
Notícias ao Minuto

19:14 - 23/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Loures

O incêndio que deflagrou, na madrugada de domingo, no Bairro da Torre, em Camarate, concelho de Loures, deixou desalojadas 13 famílias. A pronta intervenção dos bombeiros permitiu que as chamas fossem controladas e extintas antes que se registassem feridos.

Um dia depois, os deputados do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda colocaram ao Ministério do Ambiente e da Economia algumas questões que dizem respeito à vida naquele bairro.

No requerimento enviado aos dois ministérios, e a que o Notícias ao Minuto teve acesso, lê-se que residem “atualmente 47 agregados familiares” no Bairro da Torre, o que se traduz em “cerca de 200 pessoas, entre elas diversas crianças com menos de 14 anos” que vivem em “habitações extremamente precárias e sem acesso a saneamento básico, a água canalizada e ao fornecimento de luz elétrica”.

Lembrando que a EDP cortou o fornecimento de luz e que a solução encontrada pela autarquia – geradores – não resultou uma vez que os moradores não têm condições financeiras para suportar os custos do gasóleo, os bloquistas Jorge Costa e Isabel Pires querem saber se o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, tinha “conhecimento da situação descrita” e quando “estará garantida a prestação do serviço público de eletricidade aos habitantes dos bairros e núcleos de habitação precárias”.

Por outro lado, no requerimento enviado ao Ministério do Ambiente, os deputados do Bloco querem saber que “medidas têm sido tomadas para dar seguimento ao processo de realojamento urgente das 47 famílias que ainda residem em condições sub-humanas no Bairro da Torre”. Mais: os bloquistas questionam também quando é que o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana vai “proceder ao realojamento definitivo destas famílias”.

“Pondera o Governo avançar com um projeto de habitação pública que substitua as atuais habitações precárias existentes no Bairro da Torre?”, questionam ainda.

Já o deputado do Bloco na Assembleia Municipal de Loures, Carlos Gonçalves, quer saber “porque ainda não foram efetuados os realojamentos das famílias que ainda permanecem no bairro” e “porque é que a Câmara Municipal de Loures ainda não procedeu à remoção do entulho e do lixo que se encontra depositado no Bairro da Torre”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório