Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Costa deseja "felicidades" a Rajoy que deixa presidência do PP

O chefe do governo português, António Costa, desejou hoje "as melhores felicidades" ao ex-primeiro-ministro de Espanha Mariano Rajoy que abandona no sábado a presidência do Partido Popular (direita) ao fim de 14 anos no lugar.

Costa deseja "felicidades" a Rajoy que deixa presidência do PP
Notícias ao Minuto

18:22 - 20/07/18 por Lusa

Política Despedida

"Estes anos de Conselhos Europeus tão intensos reforçaram a nossa amizade, que é a amizade que existe também entre Portugal e Espanha", disse António Costa num vídeo com declarações de despedida de uma série de chefes de Estado e de Governo, principalmente europeus e latino-americanos.

As imagens passaram antes do discurso de despedida de Mariano Rajoy no primeiro dia do congresso extraordinário do Partido Popular espanhol, que no sábado vai escolher entre Soraya Sáenz de Santamaría e Pablo Casado quem será o próximo líder da direita espanhola.

Mariano Rajoy foi presidente do Partido Popular durante 14 anos e primeiro-ministro nos últimos sete, desde 2011, até ser afastado em 01 de junho último por uma moção de censura apresentada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) com o apoio do Unidos Podemos (extrema-esquerda) e de outros partidos mais pequenos, como os nacionalistas bascos e os independentistas catalães.

Rajoy também renunciou ao lugar de deputado, ao qual poderia ter regressado, e apresentou-se ao trabalho no seu antigo posto de funcionário público na conservatória de registo civil de Santa Pola (Alicante) poucos dias depois de sair da chefia do Governo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório