Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cristas participa domingo no Funchal no congresso do CDS/Madeira

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, preside no domingo, no Funchal, ao encerramento do XVII Congresso do partido na Madeira, que elegerá Rui Barreto, único candidato, líder dos centristas madeirenses.

Cristas participa domingo no Funchal no congresso do CDS/Madeira
Notícias ao Minuto

13:31 - 20/07/18 por Lusa

Política Funchal

Rui Barreto apresenta a moção de estratégia global "Esperança e Autonomia", sufragada por 350 militantes, mais 200 do que o número exigido.

A 09 de junho, o deputado madeirense e vereador no município do Funchal do CDS-PP/Madeira anunciou a sua candidatura à liderança do partido na região, assegurando não ser "teleguiado" por ninguém.

O anúncio oficial foi feito durante um jantar que reuniu dezenas de militantes num restaurante nos arredores do Funchal.

Rui Barreto garantiu que sob a sua liderança "o CDS não irá para o poder a qualquer preço" e vai estar "preparado para chegar ao poder, porque reconhece ter quadros com competência, mérito e compromisso".

Na sua opinião, "a democracia partilhada é aquela que melhor defende os cidadãos", como nos países da Europa que têm governos compostos por vários partidos, recordando que nas últimas quatro décadas a região "nunca experimentou outro modelo de governação a não ser o das maiorias absolutas".

Caso seja eleito, o CDS vai ser "um partido clarinho, sem medo da rua, do contacto com os cidadãos, capaz de ouvir opiniões, sugestões e críticas, com uma atuação marcante e distinta", declarou.

"Sempre dependi de mim e da minha consciência. Sempre vinquei de forma clara as minhas posições e expliquei-as, a cada momento, aos madeirenses e porto-santenses", afirmou.

O parlamentar centrista tem 41 anos, é licenciado em Gestão de Empresas e foi gestor na empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).

Em termos políticos, foi eleito em 2011 pela primeira vez para o parlamento madeirense e líder do grupo parlamentar.

Também foi deputado na Assembleia da República e vice-presidente da Comissão de Assuntos Europeus em São Bento, tendo sido reeleito em 2015.

Em 2017, candidatou-se à presidência da Câmara do Funchal e foi eleito vereador.

A sessão de abertura de congresso, no sábado, contará com Adolfo Mesquita Nunes, vice-presidente do CDS-PP, Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS na Assembleia da República, Artur Lima, presidente do CDS-PP/Açores, e Pedro Morais Soares, secretário-geral do CDS.

Ainda no sábado serão apresentadas as moções setoriais e a discussão e votação da moção de estratégia global de Rui Barreto.

De acordo com o programa do congresso, a líder nacional do CDS-PP, Assunção Cristas, estará presente no encerramento, no domingo, dia em que os militantes votam as listas de candidatos aos órgãos do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório