Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento aprova voto contra expulsão de comunidade palestiniana

As bancadas de esquerda e o PAN aprovaram hoje, no parlamento, um voto de condenação do PCP pela decisão israelita de expulsar a comunidade palestiniana beduína Khan al-Ahmar, transferindo-a "compulsivamente" para um local junto a uma lixeira.

Parlamento aprova voto contra expulsão de comunidade palestiniana
Notícias ao Minuto

18:19 - 18/07/18 por Lusa

Política Israel

O voto teve os votos contra do PSD, do CDS-PP e de quatro deputados socialistas (Rosa Albernaz, João Soares, Miranda Calha e Pedro Delgado Alves).

Optaram pela abstenção três deputados do PS (Ascenso Simões, Vitalino Canas e Nuno Sá), bem como três deputadas da bancada do CDS-PP (Isabel Galriça Neto, Patrícia Fonseca e Vânia Dias da Silva).

O voto do PCP insta o Governo português, no quadro do "respeito pela Constituição da República, a condenar esta decisão do Estado de Israel, que constitui uma afronta ao direito internacional".

Além de condenar "a anunciada decisão do Governo de Israel de expulsar a comunidade palestina beduína de Khan al-Ahmar, com demolição das suas estruturas, transferindo compulsivamente os seus habitantes", o documento manifesta também a "solidariedade" da Assembleia da República com o povo palestiniano.

No voto apresentado pela bancada comunista afirma-se "o direito do povo palestiniano ao reconhecimento do seu próprio Estado, nas fronteiras anteriores a 1967 e com capital em Jerusalém Leste, assim como o direito de retorno dos refugiados palestinianos, conforme as resoluções das Nações Unidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório