Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PSD alerta para impactos da reposição das 35 horas no CHTV

Os deputados sociais-democratas de Viseu alertaram hoje para o impacto da reposição das 35 horas no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

PSD alerta para impactos da reposição das 35 horas no CHTV
Notícias ao Minuto

17:09 - 18/07/18 por Lusa

Política Carreira

"Quanto aos recursos humanos, é de salientar que a tardia autorização para contratação de 70 profissionais (45 enfermeiros, 18 assistentes operacionais e sete técnicos superiores de saúde e de diagnóstico e terapêutica) não é suficiente para dar resposta às necessidades da instituição que, segundo o conselho de administração, é superior a 100", alertaram, em comunicado, os deputados sociais-democratas eleitos por Viseu.

Para os parlamentares, "é de tal forma insuficiente, que haverá recurso à colocação de 35 assistentes operacionais através do Instituto de Emprego e Formação de Portugal (IEFP), com vínculos precários, os Contrato Emprego e Inserção (CEI)".

"O conselho de administração ainda não fez contas ao impacto financeiro destes novos contratos. No entanto, informou que não houve qualquer reforço financeiro para esta despesa não prevista no contrato-programa, o que terá impacto no aumento da dívida e nos prazos de pagamentos a fornecedores", revelam.

Os deputados estiveram reunidos com o conselho de administração do centro hospitalar para "aferir o impacto dos horários de trabalho de 35 horas no funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde, e fazer o ponto de situação relativo ao Centro Oncológico e às obras de ampliação da Urgência", que consideram ter um "atraso incompreensível".

"Ainda continua a faltar a autorização do Ministério das Finanças para a realização do investimento. É inaceitável que uma obra considerada investimento prioritário no pacto territorial assinado em 2015, entre a CIM Dão-Lafões e o governo anterior, três anos depois ainda não tenha iniciado por falta de compromisso do governo na comparticipação nacional", apontam.

Os deputados alertam ainda, no comunicado, para a época do ano que se vive e que "contempla um conjunto de riscos e ameaças para a capacidade de resposta do CHTV" [Centro Hospitalar Tondela-Viseu].

"O calor do verão, o regresso dos nossos emigrantes e a realização de um conjunto de eventos na região colocam, por si, uma pressão extraordinária no acesso aos cuidados de saúde que poderá ser agravado com a falta de recursos humanos já identificados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório