Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente do PS elogia João Semedo, um "combatente" determinado

O presidente do Partido Socialista, Carlos César, recordou hoje o ex-dirigente do BE João Semedo, que morreu na terça-feira aos 67 anos, como "um combatente" cuja "bondade nunca prejudicou" a determinação e as convicções.

Presidente do PS elogia João Semedo, um "combatente" determinado
Notícias ao Minuto

14:29 - 18/07/18 por Lusa

Política Carlos César

Em declarações aos jornalistas à porta da Cooperativa Árvore, no Porto, onde decorreu o velório de Semedo, Carlos César afirmou que o ex-dirigente do BE foi "um exemplo daquilo que mais se deseja ver na política".

"Foi um símbolo do empenhamento cívico, nos momentos mais fáceis, como nos momentos mais difíceis. Tinha uma capacidade inesgotável de se mostrar tolerante perante muitas diferenças", disse.

O também líder parlamentar do PS sublinhou ainda o facto de Semedo "ter procurado" que o Bloco de Esquerda fosse "mais transversal", que "recolhesse a inovação", mas que também "abarcasse pessoas das mais variadas origens e formações ideológicas".

"Independentemente das diferenças que, felizmente, dividem aqueles que convivem em democracia, o que fazemos hoje, e faço-o em nome do PS, é precisamente o reconhecimento dessas suas qualidades e o pesar que temos no seu desaparecimento", acrescentou.

Após 30 anos de militância no PCP, João Semedo aderiu ao BE em 04 de abril de 2007, apesar de a aproximação ao partido ter acontecido três anos antes, quando integrou, enquanto independente, as listas bloquistas às eleições europeias de 2004, a convite de um dos fundadores do Bloco Miguel Portas.

Depois da saída de Francisco Louçã de líder do partido, entre 2012 e 2014, João Semedo assumiu a coordenação, em conjunto com Catarina Martins, numa solução de liderança bicéfala que os bloquistas viriam a abandonar.

O ex-coordenador do BE e médico teve uma vida marcada pela política e participação cívica, tendo as duas últimas lutas sido a despenalização da eutanásia e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

A batalha de João Semedo contra o cancro começou em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República que exercia desde 2006.

Semedo, que nasceu em Lisboa, a 20 de junho de 1951, vivia no Porto há mais de 40 anos.

Entre 2000 e 2006, foi presidente do Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano, naquela cidade.

Em 2017, Semedo foi apresentado como cabeça-de-lista do BE à Câmara do Porto nas autárquicas de 2017, mas acabaria por renunciar devido a problemas de saúde, passando a candidato à Assembleia Municipal.

Tomou posse como deputado municipal do Porto, onde se manteve até abril.

Renunciou ao mandato de deputado, por considerar que não existia, "a médio prazo, a possibilidade de retomada de representação pública", pelo que se entendeu "mais indicado optar por uma renovação" do grupo municipal do BE, explicou na ocasião à Lusa fonte partidária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório