Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ferro Rodrigues destaca "sinceridade" do consenso sobre João Semedo

O presidente da Assembleia da República (AR), Ferro Rodrigues, destacou hoje a "justiça e a sinceridade" do consenso existente relativamente a João Semedo, elogiando-o como um homem invulgar, um "lutador", de "grande inteligência e humanidade".

Ferro Rodrigues destaca "sinceridade" do consenso sobre João Semedo
Notícias ao Minuto

13:17 - 18/07/18 por Lusa

Política Óbito

"Julgo que é com toda a justiça que esse consenso existe. E não só com justiça mas com toda a sinceridade", afirmou Ferro Rodrigues em declarações aos jornalistas, depois de passar pelo velório, na Cooperativa Árvore, no Porto, do médico e ex-dirigente do BE, que morreu na terça-feira aos 67 anos.

"Foi um lutador", acrescentou Ferro Rodrigues, que quis homenagear "em nome pessoal e da Assembleia da República" o político e o homem de "grande inteligência e de grande humanidade" que foi João Semedo, nomeadamente pela "forma como se bateu, defendendo as suas convicções" até "ao último minuto", pelo que "não é um homem vulgar".

"Estou aqui também pelo homem de grande inteligência e de grande humanidade. Pela forma como se bateu até ao fim, defendendo as suas convicções. Até ao último minuto, bateu-se pelas suas convicções, por isso deixa grande saudade. Não é um homem vulgar", afirmou.

Ferro Rodrigues sustentou que Semedo "deixa marcas em todas as áreas" mas admitiu que "a saúde foi a sua grande e a sua última batalha".

"Daí a minha homenagem e admiração pelo exemplo de alguém que é vertical até ao fim da vida, mesmo sabendo que estava em situação incontornável [devido à doença]", disse o presidente do parlamento.

Ferro Rodrigues classificou Semedo como um "cidadão que desde novo se bateu pelas suas causas e que foi sempre muito consequente". "Foi um lutador", frisou.

Para o presidente da AR, Semedo foi ainda um "grande deputado".

"Tive ocasião de constatar não apenas as suas excelentes intervenções mas o espirito com que trabalhava no Parlamento no sentido de defender as suas convicções de forma bastante forte mas sempre disponível para uma palavra de diálogo, debate e abertura aos outros", observou.

O corpo de João Semedo está em câmara ardente na Cooperativa Árvore a pedido da família, pelo facto de ser um sócio de longa data e ter feito parte dos órgãos sociais, desempenhando ainda funções executivas, lê-se numa nota afixada à porta do local.

A saída do corpo para o cemitério do Prado do Repouso, no Porto, está marcado para as 13:30.

Após 30 anos de militância no PCP, João Semedo aderiu ao BE em 04 de abril de 2007, apesar de a aproximação ao partido ter acontecido três anos antes, quando integrou, enquanto independente, as listas bloquistas às eleições europeias de 2004, a convite de um dos fundadores do Bloco Miguel Portas.

Entre 2012 e 2014, assumiu a coordenação, em conjunto com Catarina Martins, numa solução de liderança bicéfala que os bloquistas viriam a abandonar.

O ex-coordenador do BE e médico teve uma vida marcada pela política e participação cívica, tendo as duas últimas lutas sido a despenalização da eutanásia e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

A batalha de João Semedo contra o cancro começou em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República que exercia desde 2006.

Semedo, que nasceu em Lisboa, a 20 de junho de 1951, vivia no Porto há mais de 40 anos.

Em 2017, Semedo foi apresentado como cabeça-de-lista do BE à Câmara do Porto nas autárquicas de 2017, mas renunciou devido a problemas de saúde, passando a candidato à Assembleia Municipal.

Tomou posse como deputado municipal do Porto, onde se manteve até abril, altura em que renunciou ao mandato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório