Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Deputado José Soeiro recorda "exemplo de infinita generosidade"

O deputado do BE José Soeiro considerou hoje o antigo coordenador do partido João Semedo como um "exemplo de infinita generosidade" e como um homem de causas, lutando por elas até ao "último minuto da sua vida".

Deputado José Soeiro recorda "exemplo de infinita generosidade"
Notícias ao Minuto

19:05 - 17/07/18 por Lusa

Política Óbito

"O João Semedo era um exemplo para nós, era e é, um exemplo de infinita generosidade, alguém que procurava sempre juntar mais gente no termo das causas que sempre defendeu e fez isso até ao último minuto da sua vida, nomeadamente na defesa do Serviço Nacional de Saúde e no direito de morrer com dignidade", disse o bloquista à porta da Cooperativa Árvore, no Porto, onde o corpo do ex-dirigente do BE, que morreu hoje aos 67 anos, vítima de cancro, está a ser velado desde as 17h00.

O deputado referiu que João Semedo era uma pessoa "muito importante" no Porto pelos anos de intervenção política e cultural que teve na cidade.

Caracterizando-o como uma pessoa que sempre foi capaz de começar de novo, mesmo nos momentos de maior dificuldade, José Soeiro lembrou como João Semedo teve de reaprender a falar em consequência do cancro.

"Fica como um exemplo e inspiração para nós continuarmos as lutas dele e que, agora, são nossas também", salientou.

A coordenador do BE, Catarina Martins, chegou ao velório ainda não eram 17:00 e, visivelmente emocionada, recordou João Semedo como um homem combativo e de causas.

Também o ex-dirigente do partido Francisco Louçã esteve na Cooperativa Árvore no velório de João Semedo, assim como o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, o atual bispo emérito das Forças Armadas e Segurança, Januário Torgal Ferreira, e deputados municipais de diferentes partidos políticos.

O corpo de João Semedo está em câmara ardente na Cooperativa Árvore, a pedido da família, pelo facto de ser um sócio de longa data e ter feito parte dos órgãos sociais, desempenhando ainda funções executivas, lê-se numa nota afixada à porta do local.

"João Semedo fez parte da história da Árvore", é referido no documento, recordando-se também o seu exemplo de "grande dedicação e empenho".

O funeral de João Semedo sairá na quarta-feira, pelas 13:30, da Cooperativa Árvore em direção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

Após 30 anos de militância no PCP, João Semedo aderiu ao BE em 04 de abril de 2007, apesar da aproximação ao partido ter acontecido três anos antes, quando integrou, enquanto independente, as listas bloquistas às eleições europeias de 2004, a convite de um dos fundadores do Bloco Miguel Portas.

Após a saída de Francisco Louçã de líder do partido, entre 2012 e 2014, João Semedo assumiu a coordenação, em conjunto com Catarina Martins, numa solução de liderança bicéfala que os bloquistas viriam a abandonar.

Para lá de décadas de intervenção política, a atividade cívica de João Semedo foi multifacetada e incluiu, entre muitas outras, a participação nas campanhas de alfabetização pós-25 de Abril, a intervenção na Cooperativa Árvore, na direção do FITEI, na Universidade Popular e na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte.

O ex-coordenador do BE e médico teve uma vida marcada pela política e participação cívica, tendo as duas últimas lutas sido a despenalização da eutanásia e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

A batalha de João Semedo contra o cancro começou em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República que exercia desde 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório