Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Costa diz que relações com Angola atravessam "momento auspicioso"

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola atravessam agora "um momento auspicioso" com as autoridades dos dois países a retomarem as visitas oficiais de alto nível.

Costa diz que relações com Angola atravessam "momento auspicioso"
Notícias ao Minuto

17:15 - 09/07/18 por Lusa

Política Diplomacia

Esta posição foi transmitida pelo líder do executivo português na rede social Twitter, depois de ter estado reunido, em Lisboa, com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto - encontro que durou cerca de uma hora.

"Recebi o ministro das Relações Exteriores de Angola num momento auspicioso para o relacionamento entre os nossos países com o retomar das visitas de alto nível. A minha visita a Angola renovará o dinamismo dos laços que unem Portugal e Angola, os nossos povos e empresas", escreveu o primeiro-ministro.

Esta segunda-feira, no início da reunião, António Costa recebeu do ministro das Relações Exteriores de Angola uma carta do presidente angolano, João Lourenço, que disse traduzir "um sinal das boas relações" entre os dois países.

Aproveitando a presença da comunicação social para a recolha de imagens no início da reunião, o ministro das Relações Exteriores de Angola anunciou que era portador de uma carta do chefe de Estado angolano, João Lourenço, destinada ao primeiro-ministro português.

António Costa recebeu o envelope fechado, em formato A4, tendo Manuel Domingos Augusto adiantado logo uma explicação para este ato diplomático: "É um sinal das boas relações" entre os dois países, disse.

Manuel Domingos Augusto foi recebido à entrada para a reunião com António Costa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, por volta das 12:00.

No final deste encontro, não foram prestadas declarações nem pelo primeiro-ministro português, nem pelo titular da pasta dos Negócios Estrangeiros de Angola.

António Costa, que esteve em Moçambique entre quarta e sexta-feira da semana passada, deverá realizar uma visita oficial a Angola ainda durante este ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório