Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Eucaliptos."É repetir erro após erro. Não basta ter pena quando arde"

A líder do Bloco de Esquerda denunciou uma situação que está a passar-se na Covilhã, onde 94 hectares foram arrasados para plantar eucaliptos, uma das árvores que mais problemas com incêndios causa.

Eucaliptos."É repetir erro após erro. Não basta ter pena quando arde"
Notícias ao Minuto

13:12 - 09/07/18 por Tiago Miguel Simões

Política Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda falou aos jornalistas, à margem da sua deslocação à Covilhã, onde deixou várias críticas à forma como se repetem “erros do passado”.

Numa mata situada às portas do Parque Natural da Serra da Estrela, Catarina Martins quis expor a situação, no seu entender grave, que ali se está a passar. “Estamos numa zona que não ardeu, onde existia pinheiro bravo, sendo certo que a mancha contínua de pinheiro bravo também não é ideal, e basicamente 94 hectares foram arrasados para plantar eucaliptos, que a espécie que mais problemas causa com os incêndios”, deu a conhecer, afirmando que é preciso olhar para os erros do passado e começar a pensar a reflorestação a sério.

A deputada explicou que a Navigator, que tem a concessão da exploração dos terrenos em questão, vai plantar 94 hectares de eucalipto e que para isso arrancou as árvores que lá estavam, visto aquela zona não ter sido afetada pelos incêndios.

“É completamente insano. É repetir erro após erro. Não basta ter pena quando arde, dizermos que não pode continuar a acontecer e depois do ponto de vista económico não haver soluções e vermos o eucalipto a continuar a espalhar-se no nosso país”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório