Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PSD exige "rápida presença" da TAP no Parlamento

Os deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República anunciaram hoje que exigem a "rápida presença" da comissão executiva da TAP no parlamento para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento frequente de voos para a região autónoma por motivos operacionais.

PSD exige "rápida presença" da TAP no Parlamento
Notícias ao Minuto

16:51 - 06/07/18 por Lusa

Política Deputados

Paulo Neves, um dos três deputados madeirenses, sublinhou que o PSD tem confrontado o governo com a situação "absolutamente inaceitável" do cancelamento de voos e revelou que será requerida a "rápida presença" da comissão executiva da TAP na Assembleia da República.

"Ao mesmo tempo que instituições de enorme exigência ao nível internacional classificam a Madeira como o melhor destino insular da Europa, nesta mesma altura a Madeira tem um dos piores serviços aéreos da Europa e preços dos mais caros do mundo", disse o deputado Paulo Neves, em conferência de imprensa, hoje no parlamento.

Em causa estão os cerca de 70 cancelamentos de voos da TAP para a Madeira desde o início do ano, o que, de acordo com as autoridades insulares, afetou aproximadamente 10 mil passageiros.

"Não podemos continua nesta situação. A TAP está a prestar um mau serviço à Madeira, aos madeirenses e à economia da Madeira", salientou Paulo Neves, realçando, por outro lado, que o Governo da República, o PS e os deputados socialistas eleitos pela região "tomaram o partido da TAP e não o partido da Madeira".

Entretanto, a TAP informou na quinta-feira que são vários os "constrangimentos na origem das irregularidades na sua operação" na Madeira, numa altura em que o governo regional, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, anunciou a abertura de um processo contra a transportadora aérea.

Em comunicado, a companhia referiu como constrangimentos as "obras no Aeroporto Sá Carneiro [Porto], constrangimentos no Aeroporto de Lisboa e no controlo de tráfego aéreo, também em Lisboa, greve de tráfego aéreo em Marselha, bem como falta de tripulação".

A TAP garantiu estar a trabalhar nos "desafios" elencados, acrescentando que os passageiros afetados têm sido transportados em voos alternativos e que há "empenho em encontrar as soluções adequadas", bem como estão a ser respeitados os regulamentos e leis.

Esta semana, porém, o presidente do Governo da Madeira anunciou que a região estava a ponderar recorrer a mecanismos judiciais para exigir indemnizações da TAP pelos prejuízos que tem provocado a este arquipélago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório