Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento saúda António Vitorino por eleição como dirigente da OIM

A parlamento aprovou hoje um voto de saudação pela eleição de António Vitorino como diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), com as abstenções de PCP e "Os Verdes" e votos favoráveis dos restantes partidos.

Parlamento saúda António Vitorino por eleição como dirigente da OIM
Notícias ao Minuto

14:31 - 06/07/18 por Lusa

Política AR

"António Vitorino foi eleito na quinta ronda por aclamação, depois de ter sido sempre o candidato mais votado nas rondas anteriores. António Vitorino foi um destacado parlamentar e membro do Governo de Portugal. É um dos quadros políticos mais reconhecidos da sua geração", lê-se no texto apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

O documento sublinha que a escolha do antigo comissário europeu, governante e deputado português "é também mais um sinal do reconhecimento do empenhamento de Portugal na defesa de respostas multilaterais para desafios de natureza internacional e global".

Os 169 Estados-membros da OIM elegeram na sexta-feira, à quarta ronda de votações, o novo diretor-geral do organismo que desde 2016 integra a estrutura multilateral da ONU.

A candidatura de Vitorino à liderança desta organização, fundada no início da década de 1950, foi formalizada pelo Governo português em dezembro do ano passado.

A OIM foi integrada na estrutura multilateral da ONU a 25 de julho de 2016. Antes, a organização tinha recebido, em 1992, o estatuto de observador permanente na Assembleia-Geral da ONU e firmado um acordo de cooperação (1996).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório