Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

PSD questiona Azeredo Lopes sobre afastamento do comandante dos Comandos

O PSD requereu esta sexta-feira explicações ao ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sobre a decisão do Exército de substituir o comandante do regimento de Comandos, coronel Pipa de Amorim, questionando se terá sido por "delito de opinião".

PSD questiona Azeredo Lopes sobre afastamento do comandante dos Comandos
Notícias ao Minuto

13:28 - 06/07/18 por Lusa

Política Ministro da Defesa

Numa pergunta que deu esta sexta-feira entrada na Assembleia da República, o deputado do PSD Pedro Roque refere-se a uma notícia do jornal `online´ Observador que dá conta da substituição do comandante do Regimento de Comandos, que estava em funções há apenas um ano depois de ter sido chamado a substituir o coronel Dores Meira, na sequência da investigação que se seguiu à morte de dois recrutas.

"Quais as razões efetivas que justificam a decisão do chefe do Estado-Maior do Exército em afastar" o coronel Pipa de Amorim, questionou Pedro Roque, que perguntou também se o ministro da Defesa tinha conhecimento da decisão.

O deputado perguntou ainda se o afastamento poderá configurar, na base, "um princípio de delito de opinião", se se confirmar que foi substituído por ter feito um discurso público que desagradou ao CEME, como sugere o jornal `online´ "Observador".

Pedro Roque refere que, segundo as notícias publicadas, a decisão já estaria tomada há algum tempo e adviria do teor do discurso" que o coronel "proferiu aquando do regresso da 2.ª Força Nacional Destacada da República Centro Africana".

De acordo com o Observador, "o coronel lembrou precisamente a investigação às mortes de Hugo Abreu e Dylan Araújo para lançar críticas à classe política, à classe jornalística e até à instituição militar".

Se as razões "radicarem na referida passagem do discurso do coronel Pipa de Amorim, entende o Ministério da Defesa que, muito embora havendo um dever de contenção verba, o caso poderá configurar um princípio de delito de opinião?", questionou Pedro Roque.

Segundo o Observador, Pipa de Amorim foi substituído pelo tenente-coronel Eduardo Pombo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório