Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

António Costa termina visita de dois dias a Maputo

O primeiro-ministro português, António Costa, termina hoje uma visita oficial de dois dias a Moçambique, que incluiu a realização, na quinta-feira, da III Cimeira bilateral entre os dois países.

António Costa termina visita de dois dias a Maputo
Notícias ao Minuto

06:38 - 06/07/18 por Lusa

Política Visita Oficial

Hoje de manhã, o primeiro-ministro visitará o Museu de História Natural, onde o Instituto Camões apoiou a conservação e restauro do mural 'O Homem e Natureza' do artista Malangatana, sendo depois recebido no parlamento moçambicano, onde terá um encontro com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónima Macamo.

Antes de encerrar o seminário empresarial entre os dois países, onde deverão ser assinados acordos de âmbito económico, está previsto um passeio a pé de António Costa pelo centro da cidade, passando pelo Mercado Municipal e pela Fortaleza de Maputo, um dos principais monumentos históricos da cidade.

À tarde, Costa visitará o Instituto Superior de Estudos de Defesa "Tenente-General Armando Emílio Guebuza" (ISEDEF), após o qual se encontrará com a comunidade portuguesa na Escola Portuguesa de Maputo, onde serão condecorados o reitor Jorge Ferrão e o empresário António Jorge Costa.

O último ponto do programa do primeiro-ministro em Maputo é um jantar de retribuição ao chefe de Estado de Moçambique, no histórico Hotel Polana, regressando António Costa a Lisboa no sábado.

Na III Cimeira Luso-Moçambicana, os dois países assinaram dez acordos bilaterais, incluindo um que permitirá que os descontos feitos para a Segurança Social num país sejam reconhecidos no outro, para efeitos de carreira.

No final, quer Costa quer Nyusi classificaram os laços entre os dois países como uma "relação única" e ambos agradeceram o apoio mútuo nos períodos de crise económico-financeira de Portugal e Moçambique.

As anteriores cimeiras entre os dois países realizaram-se em novembro de 2011, em Lisboa, e em março de 2014, em Maputo. Esta reunião bilateral foi a primeira sob a liderança, do lado português, de António Costa - que fez também a sua primeira deslocação oficial a Moçambique como chefe do Governo - e do lado moçambicano, do Presidente da República Filipe Nyusi.

António Costa deslocou-se a Moçambique acompanhado por três ministros - Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Mar, Ana Paula Vitorino - e pelos secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório