Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa em Maputo na quinta e sexta-feira para III Cimeira bilateral

O primeiro-ministro português, António Costa, participa na quinta-feira em Maputo na III Cimeira Luso-Moçambicana, numa visita oficial de dois dias que inclui uma deslocação ao Porto de Maputo e encontros com empresários e com a comunidade portuguesa.

Costa em Maputo na quinta e sexta-feira para III Cimeira bilateral
Notícias ao Minuto

10:09 - 04/07/18 por Lusa

Política Visita Oficial

As anteriores cimeiras entre os dois países realizaram-se em novembro de 2011, em Lisboa, e em março de 2014, em Maputo. Esta reunião bilateral será a primeira sob a liderança, do lado português, de António Costa - que faz também a sua primeira deslocação oficial a Moçambique como chefe do Governo -, e do lado moçambicano, do Presidente da República, Filipe Nyusi.

António Costa vai a Moçambique acompanhado por três ministros - Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Mar, Ana Paula Vitorino - e pelos secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

O primeiro-ministro chegará na quinta-feira de manhã à capital moçambicana, iniciando o programa com a deposição de coroas de flores primeiro na Praça dos Heróis, onde serão ouvidos os hinos nacionais dos dois países, e, em seguida, no talhão dos soldados portugueses na I Guerra Mundial no cemitério de Lhanguene.

Após a visita ao cemitério, a comitiva seguirá para a Presidência da República moçambicana, onde António Costa será recebido pelo chefe de Estado Filipe Nyusi, com quem se reunirá a sós.

Segue-se a reunião plenária presidida por ambos, com uma duração prevista de 45 minutos, que terminará com a assinatura de acordos em áreas como administração interna, transportes aéreos e segurança social e declarações à imprensa de António Costa e de Filipe Nyusi, bem como dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Augusto Santos Silva e José Pacheco.

À tarde, António Costa visita o Porto de Maputo, onde a Mota Engil e outras empresas portuguesas estão a fazer obras de requalificação, seguindo-se um encontro com empresários portugueses e, à noite, um banquete oficial oferecido pelo Presidente da República de Moçambique em honra do primeiro-ministro, no Palácio presidencial da Ponta Vermelha.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro visitará o Museu de História Natural, onde o Instituto Camões apoiou a conservação e restauro do mural "O Homem e Natureza" do artista Malangatana, sendo depois recebido no parlamento moçambicano, onde terá um encontro com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónima Macamo.

Antes de encerrar o seminário empresarial entre os dois países, onde deverão ser assinados mais acordos de âmbito económico, está previsto um passeio a pé de António Costa pelo centro da cidade, passando pelo Mercado Municipal e pela Fortaleza de Maputo, um dos principais monumentos históricos da cidade.

À tarde, Costa visitará o Instituto Superior de Estudos de Defesa "Tenente-General Armando Emílio Guebuza" (ISEDEF), após o qual se encontrará com a comunidade portuguesa na Escola Portuguesa de Maputo, onde serão condecorados o reitor Jorge Ferrão e o empresário António Jorge Costa.

O último ponto do programa do primeiro-ministro em Maputo é um jantar de retribuição ao chefe de Estado de Moçambique, no histórico Hotel Polana, regressando António Costa a Lisboa no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório