Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alberto Machado vence liderança da distrital do Porto do PSD

Alberto Machado é o novo líder da distrital do Porto do PSD, ao vencer as eleições de hoje por apenas mais 44 votos do que o adversário Alberto Santos, disseram à Lusa fontes das candidaturas.

Alberto Machado vence liderança da distrital do Porto do PSD
Notícias ao Minuto

23:14 - 30/06/18 por Lusa

Política Eleições

Estas eleições para a presidência da Comissão Política Distrital do PSD/Porto contaram com as candidaturas de Alberto Machado, líder da concelhia do Porto do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, de Alberto Santos, advogado e ex-presidente da Câmara de Penafiel, e do professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto Rui Nunes.

Contactado pela Lusa, Alberto Machado afirmou que a sua vitória demonstra que "os militantes quiseram mudar para vencer".

"Vamos agora com todos, sem exceção, trabalhar para vencer", disse o novo líder da distrital social-democrata, que sucede no cargo a Bragança Fernandes, antigo presidente da Câmara da Maia.

Alberto Santos disse à Lusa que as eleições foram a prova da "democracia a funcionar", desejando ao novo líder do PSD/Porto que "a partir de agora" consiga "unir o partido e construir uma nova energia para o distrito para que o partido consiga vencer as eleições que tem pela frente".

"Foi uma grande mobilização do distrito e quero dar os parabéns aos adversários", disse, acrescentando que o Porto tem agora de "ajudar o partido a vencer as europeias, as legislativas e trabalhar para as autárquicas".

De acordo com as fontes das candidaturas, nas eleições votaram cerca de 5.000 militantes, tendo Alberto Machado vencido de uma forma mais expressiva em concelhos como o Porto, Gaia, Amarante e Gondomar.

A Lusa contactou a candidatura de Rui Nunes, que remeteu para um outro dia uma declaração.

Aquando da apresentação da sua candidatura, Alberto Machado classificou-a como "plural" e "abrangente".

Com o lema da candidatura "Trabalhar para Vencer", Alberto Machado referiu ter os apoios das concelhias da Trofa, Porto e Vila Nova de Gaia e afirmou que pretende mudar a forma de fazer política com "portas abertas" para os militantes e populações, destacando "quatro eixos".

O primeiro eixo é "Vencer com trabalho", afirmando o papel do distrito do Porto a nível nacional, o segundo eixo está relacionado com "Vencer com Qualidade, valorizando as pessoas" e o terceiro eixo foi designado "Vencer com Credibilidade", porque as eleições autárquicas de 2021 "são o grande objetivo estratégico", declarou então Alberto Machado.

O quarto eixo é "vencer com Dinamismo, por um PSD do Porto como alavanca do partido".

"A distrital tem de se abrir às pessoas, aos eleitores, a todos aqueles que, habitando em qualquer um deles, se revejam no PSD como alternativa", defendeu, prometendo um "trabalho de proximidade" e de "colaboração com cada uma das concelhias para um projeto político forte e ganhador em 2021", explicando que decidiu avançar, porque sentiu que "havia espaço político para cobrir".

Bragança Fernandes liderava a distrital PSD/Porto desde 2016, ano em que sucedeu a Virgílio Macedo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório