Meteorologia

  • 18 JULHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

JSD reúne-se com PGR e avança com medidas sobre transparência e corrupção

Uma comitiva da Juventude Social-Democrata (JSD) teve hoje uma audiência com a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, preparando um pacote de iniciativas legislativas sobre transparência e combate à corrupção, incluindo enriquecimento ilícito e delação premiada.

JSD reúne-se com PGR e avança com medidas sobre transparência e corrupção
Notícias ao Minuto

13:28 - 26/06/18 por Lusa

Política Balseiro Lopes

"Temos vindo a reunir e a debater estes temas com diversas entidades e organizações, além de diversas mesas-redondas com académicos, políticos, juízes, jornalistas ou autarcas. No final de julho, teremos um relatório sobre o assunto para enviar ao Presidente da República e, entre setembro e outubro, as propostas já deverão estar convertidas em iniciativas legislativas", disse à Lusa a presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes.

A deputada social-democrata reiterou a sua posição "favorável à recondução" da atual PGR no cargo, considerando existir "uma notória diferença para melhor no Ministério Público, desde há uns anos a esta parte", pois "respira-se mais liberdade".

A atual PGR, Joana Marques Vidal, termina este ano o seu mandato de seis à frente da instituição e têm existido declarações públicas de diversos protagonistas políticos, nomeadamente do Governo e do PS e também da oposição, a favor e contra a possibilidade de a mesma ser reconduzida no posto, algo não explícito na Constituição da República.

Relativamente ao conjunto de iniciativas da JSD sobre a transparência e o combate à corrupção, Margarida Balseiro Lopes explicou que a reunião com Joana Marques Vidal serviu também para "perceber a sensibilidade" da PGR sobre "estas matérias".

"Além dos temas mais mediáticos como a delação premiada ou o enriquecimento ilícito, estão em causa o próprio direito penal, a questão das Parcerias Público-Privadas (PPP), a atividade do lóbi, o próprio ordenamento do território ou os negócios que envolvem entidades com participação estatal", acrescentou a líder da JSD.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.