JSD reúne-se com PGR e avança com medidas sobre transparência e corrupção

Uma comitiva da Juventude Social-Democrata (JSD) teve hoje uma audiência com a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, preparando um pacote de iniciativas legislativas sobre transparência e combate à corrupção, incluindo enriquecimento ilícito e delação premiada.

“Legalização do trabalho sexual? É a principal preocupação dos jovens?"

© Global Imagens

Lusa
26/06/2018 13:28 ‧ 26/06/2018 por Lusa

Política

Balseiro Lopes

"Temos vindo a reunir e a debater estes temas com diversas entidades e organizações, além de diversas mesas-redondas com académicos, políticos, juízes, jornalistas ou autarcas. No final de julho, teremos um relatório sobre o assunto para enviar ao Presidente da República e, entre setembro e outubro, as propostas já deverão estar convertidas em iniciativas legislativas", disse à Lusa a presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes.

A deputada social-democrata reiterou a sua posição "favorável à recondução" da atual PGR no cargo, considerando existir "uma notória diferença para melhor no Ministério Público, desde há uns anos a esta parte", pois "respira-se mais liberdade".

A atual PGR, Joana Marques Vidal, termina este ano o seu mandato de seis à frente da instituição e têm existido declarações públicas de diversos protagonistas políticos, nomeadamente do Governo e do PS e também da oposição, a favor e contra a possibilidade de a mesma ser reconduzida no posto, algo não explícito na Constituição da República.

Relativamente ao conjunto de iniciativas da JSD sobre a transparência e o combate à corrupção, Margarida Balseiro Lopes explicou que a reunião com Joana Marques Vidal serviu também para "perceber a sensibilidade" da PGR sobre "estas matérias".

"Além dos temas mais mediáticos como a delação premiada ou o enriquecimento ilícito, estão em causa o próprio direito penal, a questão das Parcerias Público-Privadas (PPP), a atividade do lóbi, o próprio ordenamento do território ou os negócios que envolvem entidades com participação estatal", acrescentou a líder da JSD.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas