Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bloco fala em "império da precariedade" na ciência e ensino superior

Contra o "império da precariedade" na ciência e no ensino superior em Portugal, o Bloco de Esquerda vai interpelar na sexta-feira, no parlamento, o ministro da tutela, acusando o Governo de defraudar as expectativas de estudantes, investigadores e professores precários.

Bloco fala em "império da precariedade" na ciência e ensino superior
Notícias ao Minuto

07:45 - 26/06/18 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Em declarações à agência Lusa, o deputado do BE Luís Monteiro antecipou a interpelação ao Governo agendada para sexta-feira, no plenário da Assembleia da República, cujo tema escolhido pelos bloquistas foi a 'Precariedade na Ciência e funcionamento do Ensino Superior', com presença confirmada do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O deputado bloquista é perentório nas críticas aos reitores, acusando-os de "claro boicote" tanto no PREVPAP (Programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública) como na aplicação da lei do emprego científico, o que faz com que este setor permaneça como "um género de Império da Precariedade".

"Há um defraudar de expectativas dos estudantes do ensino superior, dos investigadores, dos professores precários que está diretamente ligado à falta de eficácia e inoperância por parte deste ministério e com uma incapacidade de lidar com um conjunto de reitorias e com o Conselho de Reitores, que na verdade é que tem governado a área do Ensino Superior e da Ciência por muito que até fujam ao que tem sido o Orçamento do Estado e a lei", condenou.

Para Luís Monteiro, a interpelação a Manuel Heitor de sexta-feira é "o momento para o Governo definir se vai continuar a apostar numa lógica de precariedade e dar mãos aos reitores ou vai aplicar a lei e ficar do lado destes investigadores, destes professores precários e destes estudantes".

"O BE é claro nisso: estamos do lado dos precários, dos investigadores, dos professores e dos estudantes que precisam de mais apoio. Esperemos que o Governo não falte a essa palavra", apelou.

São então dois os "tópicos essenciais" sobre os quais o BE vai questionar o Governo, estando o "relacionado com o financiamento do setor do ensino superior".

"O país não está obrigado a continuar a ser a cauda da Europa no que toca ao financiamento público do ensino superior", considerou.

O deputado do BE lamentou que "o fosso entre propinas muito altas e falta de financiamento em ação social continua a fazer do Ensino Superior um setor excludente, elitista e onde a democratização no acesso ainda não está verdadeiramente garantida".

"A outra questão está relacionada com um dos principais temas que tem marcado até o debate parlamentar em torno da ciência, que é a questão da precariedade", detalhou.

O ensino superior e a ciência, continuou Luís Monteiro, "é um dos setores mais precários do país e paradigmaticamente é aquele que hoje conhece mais capacidade de qualificação superior".

"Estamos a falar de bolseiros de doutoramento, de pós-doutoramento, de investigador FCT que estão, alguns há décadas, no sistema científico nacional sem conhecer um único contrato de trabalho estável", exemplificou.

O deputado do BE espera assim que o Governo, na sexta-feira, "de uma vez por todas, consiga responder a um conjunto de questões" que o partido tem vindo a "colocar já de há dois anos e meio para cá e que ainda não estão resolvidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório