Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Deputados do PSD de Viseu exigem que Governo apoie produtores afetados

Os deputados do PSD do distrito de Viseu exigiram hoje ao Governo que este "equacione a implementação das medidas de apoios que se impõem" aos produtores afetados pela queda de granizo na quarta-feira.

Deputados do PSD de Viseu exigem que Governo apoie produtores afetados
Notícias ao Minuto

14:34 - 22/06/18 por Lusa

Política Mau tempo

Face à dimensão dos prejuízos causados a produtores dos concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no distrito de Viseu, "impõe-se que o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural não se fique pela mera avaliação" do impacto do mau tempo nas culturas, afirmaram os deputados social democratas, numa pergunta dirigida à tutela.

As avaliações "não resolvem rigorosamente nada aos agricultores afetados", sendo necessário que o ministério equacione medidas de apoio, frisam.

Na pergunta que o PSD fez ao Governo, os deputados frisam que, nas propriedades agrícolas mais fustigadas pela intempérie, "a perda da produção foi muito significativa", antevendo-se também que o impacto possa colocar em causa "a produção dos anos seguintes".

"É certo que a queda de granizo e chuva são riscos cobertos pelos seguros agrícolas financiados pela União Europeia, mas também é certo que as indemnizações pagas pelas seguradoras ficam muito longe do valor real dos prejuízos", sublinham, referindo que este tipo de fenómenos climáticos são cada vez mais frequentes na região atingida, o que gera uma "maior incerteza na atividade agrícola futura".

No documento, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viseu questionam se o Ministério da Agricultura está a preparar alguma medida de apoio e, se sim, quais.

De acordo com o PSD, a queda de granizo originou elevados prejuízos agrícolas, especialmente em explorações de maçã e cereja.

A Associação dos Produtores Agrícolas do Ave do Douro (APAVDouro) afirmou hoje que foram afetados, só em Lamego, 250 a 300 produtores, registando-se, em média, prejuízos na ordem dos 80%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório