Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Enganar professores? Governo faz esclarecimento após acusações de Negrão

Governo defende-se das acusações do líder parlamentar do PSD e garante que "negociou de boa-fé" com as organizações sindicais.

Enganar professores? Governo faz esclarecimento após acusações de Negrão
Notícias ao Minuto

20:41 - 18/06/18 por Melissa Lopes

Política Educação

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, acusou o Governo de ter começado a “enganar os professores assegurando uma contagem integral do tempo de serviço que esteve congelado", tendo depois o primeiro-ministro dito não haver dinheiro para esse efeito.

Durante a sua intervenção, nas Jornadas Parlamentares, Fernando Negrão desafiou ainda o Governo a pedir desculpa aos professores caso entenda que existem "circunstâncias extraordinárias" que impeçam a contagem integral do tempo de serviço que esteve congelado.

Ora, na sequência de tais afirmações o Governo reagiu com uma nota de esclarecimento do Ministério da Educação que começa por referir que as declarações feitas pelo social-democrata “não correspondem à realidade”.

Na nota enviada às redações, lê-se que o “compromisso do Governo é exatamente o que consta do documento assinado entre as partes a 18 de novembro de 2017”.

O sentido do acordo, prossegue o Governo, “está expresso claramente no texto assinado e determina que ambas as partes aceitam ‘mitigar o impacto do congelamento’ através da definição de uma base negocial, que comporta três variáveis: o tempo, o modo concreto de recuperação e o calendário”.

Sublinha ainda o Ministério da Educação que, na sequência desse compromisso, o Governo “negociou de boa-fé com as organizações sindicais e apresentou uma proposta para a primeira variável: o tempo”. Tal proposta “não mereceu o acordo das organizações sindicais, que não apresentaram nova proposta”, explica, por fim, o Executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório